Spotify cria ferramenta para bloquear artistas

Usuários poderão escolher quem querem ouvir na plataforma


O Spotify criou uma nova ferramenta para permitir que seus usuários bloqueiem os artistas que não desejam ouvir na plataforma. Dessa forma, músicas do bloqueado não serão tocadas automaticamente de playlists, charts, rádio ou da biblioteca pessoal do usuário.

Para utilizar a ferramenta, é só clicar no botão "Não tocar esse artista", localizado no menu de cada artista. Se você mudar de ideia, é só voltar ao mesmo lugar e clicar em "Remover".

O botão não exclui o artista da plataforma. As músicas e o perfil continuarão a aparecer em pesquisas, playlists, charts e rádio - só não serão reproduzidas a não ser que você escolha manualmente. Por exemplo, dar mute em nomes como James Blake e Robyn não os exclui da playlist Ultimate Indie, mas se você a escutar, a plataforma pulará automaticamente as músicas.

A ferramenta, notada primeiramente pelo site Thurrott, só funciona na versão mobile, mas assim que um artista é bloqueado a ação também se aplica à versão desktop. O Spotify não respondeu aos pedidos de comentário.

A opção de silenciar um artista surge logo após o movimento #MuteRKelly, após anos de acusações de abuso sexual pelo cantor. A Billboard noticiou na semana passada que a gravadora de Kelly, Sony Music, rompeu o contrato com o cantor.

Em maio do ano passado, o Spotify revelou uma nova política contra condutas suspeitas. A plataforma retirou todas as músicas de R. Kelly de suas playlists oficiais.