A Polícia Federal prendeu, em ações distintas realizadas pela PF e Receita Federal, entre os dias 23 e 24/11, no Aeroporto Internacional de São Paulo, 3 passageiros de voos internacionais tentando embarcar com drogas nas bagagens.
Na sexta-feira (23), um brasileiro de 25 anos de idade foi abordado por policiais federais na fila do check-in de voo com destino a Lisboa, Portugal. Após a realização de entrevista, o passageiro teve os documentos analisados e, devido às suspeitas, foi conduzido à uma sala reservada para revista das bagagens. O homem disse aos policiais que não tinha a chave da sua mala. Ela foi submetida ao aparelho de raio-x e as imagens revelaram conteúdo suspeito. Conduzido à delegacia, o suspeito recebeu voz de prisão após os peritos federais identificarem como cocaína a substância que compunha os 16 tabletes encontrados dentro da mala, cujo volume somou 16 quilos.
Servidores da Receita Federal apreenderam no sábado (24) quase 5 quilos de cocaína com um homem, nacional da África do Sul, que iria embarcar com destino a Luanda, em Angola. Os servidores localizaram a substância suspeita quando fiscalizavam as bagagens despachadas com o auxílio do raio-x. Eles acionaram os policiais federais que encontraram a passageira no interior da aeronave e a levaram à delegacia para que acompanhasse a realização dos exames periciais. Identificada a droga, o suspeito foi preso em flagrante.
No final do dia, policiais federais, que atuam no controle migratório, foram acionados devido às suspeitas de que um passageiro, que possuía bilhete aéreo cujo destino era Roma, na Itália, levava algo suspeito sob as vestes. O homem, nacional da Letônia, 37 anos de idade, foi revistado e, atados ao seu corpo, foram encontrados três volumes que, após periciados, revelaram conter quase 3 quilos de cocaína. O homem foi preso por tráfico internacional de drogas.
Os presos serão conduzidos ao presídio estadual onde permanecerão à disposição da Justiça.