Ação conjunta em imóveis abandonados apreende drogas e detém suspeitos em Pindamonhangaba

Operação ocorreu em dois endereços após denúncias de invasão, tráfico e descarte irregular de lixo.


Uma ação conjunta da Prefeitura de Pindamonhangaba e da Polícia Militar vistoriou imóveis abandonados no município na sexta-feira (23), após denúncias relacionadas a invasões, tráfico e uso de drogas, além de acúmulo de lixo e ocupação em condições insalubres. A iniciativa buscou coibir práticas ilegais, ampliar a segurança e adotar medidas administrativas para evitar novas ocorrências.

A operação contou com equipes das Secretarias de Segurança Pública, Administração, Assistência Social e Saúde, além do apoio da Polícia Militar e da Guarda Civil Metropolitana. As ações ocorreram em dois pontos distintos da cidade.

No período da manhã, os trabalhos se concentraram em um imóvel localizado entre as ruas dos Expedicionários e General Júlio Salgado, no bairro Alto Tabaú. O local estava ocupado por pessoas em situação de rua e usuários de drogas. Durante a abordagem, apenas uma pessoa foi encontrada e aceitou o encaminhamento oferecido pela Assistência Social para acolhimento.

Já à tarde, a fiscalização ocorreu no antigo posto situado na Rua Capitão Vitório Basso. No local, além das abordagens sociais, houve registro de ocorrência policial com apreensão de entorpecentes. Com o apoio da cadela Aine, do Canil da GCM, foram localizados 108 pinos vazios, 13 pinos com cocaína, 24 pedras de crack e R$ 139,05 em dinheiro. Os envolvidos foram detidos e levados à Delegacia de Polícia para os procedimentos legais.

Após as diligências, a Prefeitura notificou os proprietários dos imóveis para que realizem limpeza, manutenção e fechamento adequado das áreas. Entre as medidas indicadas estão remoção de entulho, roçagem, controle de vetores, análise de riscos e isolamento dos espaços, com o objetivo de impedir novas invasões e o uso irregular dos locais.

O secretário de Administração, Eduardo Cursino, destacou que a conservação dos imóveis é fundamental para evitar problemas de segurança e impactos negativos à vizinhança. Segundo ele, manter áreas desocupadas limpas e fechadas reduz riscos e contribui para a organização dos bairros.

O secretário de Segurança Pública, coronel Paulo, afirmou que a atuação integrada permite respostas mais rápidas às denúncias recebidas. De acordo com ele, a união entre as forças de segurança e as secretarias municipais garante mais tranquilidade aos moradores do entorno e coíbe práticas ilegais.