O trabalho em meio aos atritos sociais - em que quase sempre a ação precisa se antecipar ao pensamento - envolve o dia a dia de um policial militar. Muitas vezes, o Universo concede um facho de esperança para amenizar as asperezas da vida. E foi pelas mãos de soldados da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros que um bebê veio à vida.
Na cidade de Cruzeiro, por volta das 19h20, policiais militares foram acionados via telefone de emergência 190. Eles se deslocaram até uma residência localizada na Rua Carlos Varela, centro, onde uma mulher entrava em trabalho de parto. A ação teve que ser rápida e ali mesmo, enquanto os Bombeiros estavam a caminho.
Com a gestante em estado suficiente de dilatação, e em um quarto no andar superior com escada em espiral, era inviável a locomoção até o hospital. Os policiais iniciaram os procedimentos. A criança nasceu com dificuldades respiratórias, pois o cordão umbilical estava envolto ao pescoço.
Com a chegada dos bombeiros, foi possível salvar a pequena Valentina, para alegria dos pais e familiares e, principalmente para os soldados que receberam agradecimentos e foram muito elogiados pela serenidade e dedicação com que se envolveram na ocorrência.
Após o parto, mãe e filha foram conduzidas ao Pronto Socorro da Santa Casa de Cruzeiro para o devido acompanhamento ao bebê.
Atuaram na ocorrência os policiais militares Cb PM Souza e Cb PM Paiva, do 23BPM/I com o apoio do Supervisor Regional, Maj PM Yuri e Cb PM Sodero do 5BPM/I e pela equipe do Corpo de Bombeiros, o 2 Sgt PM Martinelli, Cb PM Victor Pastani e Sd PM Pereira.