Caso Marco Aurélio: Veja o vídeo do momento da escavação; operação termina sem desfecho

Força-tarefa com cerca de 40 pessoas aconteceu nesta quinta-feira (29) na base dos Marins, em Piquete, sem encontrar uma resposta para o desaparecimento do escoteiro.


Detector de solo compactado é usado antes da escavação. [Foto: Jonas Caetano]Detector de solo compactado é usado antes da escavação. [Foto: Jonas Caetano] (Foto : Divulgação )

O desfecho de um mistério de 36 anos está longe de ser desvendado, pelo que parece, após a escavação que aconteceu nesta quinta-feira (29) na base dos Marins, em Piquete, onde supostamente estaria enterrada a ossada do escoteiro Marco Aurélio Simon, de 15 anos, desaparecido em 1985.


A operação, que contou com uma equipe de aproximadamente 40 pessoas, entre policiais civis, funcionários da prefeitura de Piquete, além de 6 peritos, terminou sem resposta. Nada foi encontrado naquele local, indicado pela testemunha.

As buscas ainda não terminaram. Segundo o delegado que cuida do caso, Fábio Cabett, próximo deste local onde houve a escavação, existe um outro local, em área aberta, que também foi apontado pela testemunha onde supostamente poderia estar a ossada do escoteiro. A data ainda não foi definida para essa próxima escavação.

"Não temos data definida. A área é aberta, mais complexa", disse Cabett.

Escavação é feita na base dos Marins; 6 peritos acompanharam a operação. [Foto: Jonas Caetano]Escavação é feita na base dos Marins; 6 peritos acompanharam a operação. [Foto: Jonas Caetano] (Foto : Divulgação )


Testemunhas


A Polícia Civil de Piquete começou a colher depoimentos no último dia 20, de testemunhas que podem dar alguma pista sobre o que teria acontecido com o rapaz.

O pedido de reabertura do caso foi noticiado pelo AgoraVale com exclusividade (VEJA AQUI).


Caso Marco Aurélio: Escoteiro desapareceu em 1985. Caso Marco Aurélio: Escoteiro desapareceu em 1985. (Foto : Divulgação )

 

O caso 

No dia 8 de junho de 1985, um grupo de escoteiros seguiu em direção ao Pico dos Marins, uma montanha localizada na Serra da Mantiqueira, que divide os municípios de Piquete e Cruzeiro. Entre os escoteiros estava Marco Aurélio Simon, um adolescente de 15 anos.


O grupo tentou fazer a subida até o topo, mas por causa de um dos jovens ter se ferido no trajeto, o chefe dos escoteiros pediu para que Marco Aurélio retornasse ao acampamento para pedir ajuda. Foi a última vez que o rapaz teria sido visto.


Quando o grupo chegou ao acampamento foi dado conta de que Marco Aurélio havia sumido.


Após o desaparecimento, o caso teve grande repercussão. Policiais civis e militares se mobilizaram em buscas que duraram 28 dias. Tudo em vão. Nunca mais Marco Aurélio foi encontrado. O caso misterioso, inclusive, foi tido como sobrenatural, com teorias de que o adolescente teria 'transcendido para um plano superior'.

Marco Aurélio desapareceu há 36 anos no Pico dos Marins, em Piquete. Marco Aurélio desapareceu há 36 anos no Pico dos Marins, em Piquete. (Foto : Divulgação )


"Há muita fantasia nessa história", diz autor de trilogia


O jornalista e autor da trilogia sobre o desaparecimento de Marco Aurélio, Rodrigo Nunes, acredita que o escoteiro pode estar vivo.

"Eu sempre acreditei que Marco Aurélio desceu a montanha, pegou o caminho correto e que chegou até a base do acampamento onde eles montaram, considerando um ponto relevante que a mochila [com os pertences dentro] do Marco Aurélio, foi a única encontrada para fora da barraca. As outras [mochilas] dos garotos companheiros, estavam dentro da barraca. Este é um sinal que ele passou por ali. Eu acredito nisso. Agora, acredito no trabalho da polícia. É importante que se façam as escavações para, de fato, tirar a dúvida, como é importante também que se trabalhe com a possibilidade do Marco Aurélio estar vivo", disse Nunes.

O autor do livro 'Operação Marins' ressalta a importância da realidade não ser confundida com o imaginário das pessoas.

"Há muita fantasia nessa história. Muita coisa que surge do imaginário popular.Então é importante fazer cair por terra muita coisa que é fruto dessa imaginação fértil", explica.

Marco Aurélio e o pai, Ivo Simon.Marco Aurélio e o pai, Ivo Simon. (Foto : Divulgação )


Família


O pai de Marco Aurélio, Ivo Simon, 82 anos, concedeu uma entrevista ao Domingo Espetacular (Record TV) recentemente. Ele disse que a vida dele teria mudado nos últimos dias com as novas informações.

"Para mim é tudo uma surpresa que está acontecendo de repente. Em 20 dias mudou toda minha vida novamente com essas informações. Eu não sei se eu estou pronto, se eu não estou pronto. Eu estou perdido", disse o pai, emocionado.

 

Veja o vídeo do momento da escavação, cedido por Jonas Caetano: 

*Por Marcos Bulques