A Polícia Federal, no Aeroporto Internacional de São Paulo prendeu, em ação conjunta com a Receita Federal na madrugada dessa sexta-feira (23), um passageiro tentando embarcar para Doha, no Catar com pedras preciosas sem a devida documentação legal.
Um empresário, brasileiro de 38 anos de idade, foi abordado pelos policiais federais e servidores da Receita Federal para revista das bagagens e busca pessoal. Após a realização de uma breve entrevista, o homem deu informações inconsistentes com sua intenção de viagem.
Na bagagem de mão do passageiro havia pacotes de café, que ele alegou serem amostras para possível exportação. Os agentes, desconfiados pela qualidade do produto não ser compatível com o que foi dito, fizeram uma busca minuciosa e encontraram diamantes em sua carteira.
O valor total estimado das pedras é de mais de trezentos mil reais. Além das pedras foi apreendido também um relógio da marca Rolex.
O suspeito apresentou ainda documentos e uma carta que suportaria toda a negociação e os materiais encontrados com ele, porém eram todos falsificados.
O homem foi preso em flagrante por uso de documentos falsos, usurpação de bens da União e contrabando e será encaminhado ao presídio estadual onde permanecerá à disposição da Justiça.