Polícia Ambiental aplica multa de R$ 32 mil por cativeiro ilegal de aves silvestres em Campos do Jordão

Aves estavam em residência no bairro Vila Inglesa; espécies estão ameaçadas de extinção.


A Polícia Militar Ambiental flagrou a manutenção irregular de aves silvestres em uma residência no bairro Vila Inglesa, em Campos do Jordão. A ocorrência foi registrada durante uma fiscalização voltada ao combate ao cativeiro ilegal de animais da fauna nativa.

No local, os policiais encontraram duas araras-canindé, uma arara-vermelha e um periquitão-maracanã. A proprietária apresentou uma anilha rompida e uma nota fiscal, porém a empresa emissora do documento não possui Cadastro Técnico Federal, exigido para esse tipo de atividade.

Diante da irregularidade, o periquitão-maracanã foi solto imediatamente em seu habitat natural. Já as duas araras-canindé e a arara-vermelha foram apreendidas e encaminhadas ao Ibama, na cidade de Lorena.

A responsável recebeu um auto de infração ambiental no valor de R$ 32 mil por manter em cativeiro espécies da fauna silvestre nativa sem autorização do órgão ambiental competente.

A multa foi majorada por a infração ter ocorrido em zona de amortecimento de Unidade de Conservação e por envolver espécies que constam na lista oficial de animais ameaçados de extinção no Estado de São Paulo, conforme o Decreto Estadual nº 63.853/2018.