Polícia Ambiental descobre fábrica clandestina de balão em Caçapava

Partes de balões foram encontradas em uma serralheria na tarde desta sexta-feira


Nesta sexta-feira (2), a Polícia Ambiental recebeu uma denúncia sobre a fabricação de balões no bairro Chácara Germana, em Caçapava.

No local funcionava uma serralheria, onde os policiais encontraram partes de balões que foram fabricadas pelo proprietário do estabelecimento, além de outros materiais utilizados na prática do crime, como: antena, bandeira, folhas de seda e varetas de bambu.

Soltar balões é crime ambiental conforme o artigo 42 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98): "fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios nas florestas e demais formas de vegetação, em áreas urbanas ou qualquer tipo de assentamento humano, pode levar a pessoa a ser condenada à pena de detenção, de um a três anos, ou multa, ou ambas, cumulativamente. Além da pena, vale ressaltar que os crimes ambientais são inafiançáveis.".

A ocorrência foi apresentada no distrito policial da cidade. O homem foi liberado após pagar fiança de um salário mínimo e vai responder por crime ambiental em liberdade. Ele também foi multado em R$ 5.000 mil pela Polícia Ambiental. Todo material encontrado foi apreendido.