Dois cães em situação de abandono e desnutrição severa foram resgatados no bairro IAPI, em Guaratinguetá, após uma denúncia atendida pela equipe do Grupamento Tático da Polícia Militar Ambiental, na tarde de ontem (4). Os policiais encontraram os animais em um ambiente insalubre, sem acesso a água ou alimento, e com sinais visíveis de maus-tratos.
Um dos cães, da raça border collie, estava preso por uma corrente, com escore corporal muito baixo, infestação de carrapatos e sinais de extrema fraqueza. O outro, um pitbull, estava solto no quintal, também debilitado e com o corpo coberto por parasitas. O local acumulava fezes, pelos, panos sujos e exalava forte odor.
Os policiais realizaram a fiscalização e acionaram um médico veterinário, que confirmou a condição de maus-tratos. O responsável pelos animais recebeu voz de prisão e foi encaminhado à delegacia, onde teve a prisão ratificada com base no artigo 32 da Lei Federal 9.605/98 (crimes ambientais).
Além da prisão em flagrante, a Polícia Ambiental lavrou um auto de infração no valor de R$ 6 mil. Os cães permaneceram sob os cuidados da médica veterinária que acompanhou a ocorrência.