Durante fiscalização de denúncia de aves em cativeiro, uma equipe localizou na tarde dessa sexta-feira (02), no bairro Rancho Grande em Bananal, um viveiro contendo 01(uma) ave nativa Arara e 13(treze) Agapórnis aves exóticas.
O proprietário mantinha as aves em cativeiro com água e alimentação adequadas a título de estimação, porém não possuía nenhuma documentação autorizando manter as aves em cativeiro. Ele foi autuado em R$5.100 (cinco mil e cem reais). A Arara foi destinada para o IBAMA e as aves exóticas ficaram depositadas no próprio infrator.
Qualquer pessoa que queira ter um animal ou ave a título de estimação deve procurar primeiramente o órgão ambiental responsável para retirar uma autorização, antes de adquirir o animal. Qualquer ave ou animal nativo, algumas aves e animais exóticos necessitam de autorização para ser mantidos em cativeiro.
Se você possui algum animal sem autorização e queira fazer a entrega voluntária, pode ir a qualquer quartel da polícia ambiental e entregar o animal, que não será imputado nenhuma responsabilidade.