O coronel Martins assumiu no lugar do coronel Stanelis, que comandou o CPI-1 desde de abril de 2019 e foi para a reserva no início do mês de março de 2020. O novo comandante é natural da cidade paulista de Santa Gertrudes. Nasceu em dia 22 de Janeiro de 1970, filho de Douglas Martins (in memorian) e e Mathilde Zaghetti Martins (in memorian).
Ingressou na PM em 1990. É Formado pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco, foi declarado Aspirante a Oficial, em 1993. Prestou serviço no Policiamento Territorial da Capital (5º BPM/M) e do Interior (37º BPM/I) e unidades do Comando de Policiamento Rodoviário, em 1995, onde atuou como Comandante de Pelotão, chefe da Seção de Justiça e Disciplina, Capitão Chefe da Seção Operacional e Comandante de Companhia. No posto de Major, atuou como Coordenador Operacional e Subcomandante.
Cel Dinael Martins vai comandar mais de 3.2 mil soldados que atuam nos sete batalhões da Polícia Militar da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Norte e tem a missão de minimizar os altos índices de criminalidade, de uma região que é considerada a mais violenta do Estado de São Paulo.