Prefeitura de Taubaté faz operação para impedir circulação de veículos de tração animal

A iniciativa busca cumprir o Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta


A Secretaria de Mobilidade Urbana realizou nesta terça-feira, 27, operação de trânsito para impedir a circulação de veículos de tração animal (VTA) em diversas regiões da cidade. A ação contou com o apoio da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e do Centro de Controle de Zoonoses.

A blitz percorreu as proximidades dos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) dos bairros Jardim Mourisco, Parque Aeroporto, Vila dos Comerciários II e Parque Piratininga e nenhum veículo foi encontrado.

A iniciativa busca cumprir o TAC (Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta) proposto pelo Ministério Público (MP) a fim de proibir a utilização de animais em VTA.

O compromisso foi firmado com o Gaema (Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente), seguindo recomendação do MP. O documento é referente a inquérito civil público que investiga, em âmbito regional, abusos e maus-tratos a animais utilizados nos serviços de tração.

DENÚNCIAS

Dois telefones estão sendo utilizados como canal de denúncias referentes à utilização de animais em veículos de tração animal no município. Os telefones 156 e o 3631-3208 podem ser acionados 24h por dia, todos os dias da semana, incluindo feriados.