6 dicas para quem quer fazer reforma sem sair de casa


Muitas vezes, nossas casas necessitam de uma boa reforma, mas adiamos esse momento por diversos fatores - e um deles é a bagunça e a dor de cabeça resultantes desse processo. Na maioria das vezes, fazer uma pequena e simples reforma já é sinônimo de desorganização e muda completamente a rotina de casa, mas nem sempre é assim. 

Se você tomar algumas precauções, a reforma do seu imóvel se tornará muito mais simples e você terá a sua casa do jeitinho que sempre sonhou! Veja algumas dicas para fazer uma reforma sem nem precisar sair de casa.

Planeje bem a obra

Mudar de ideia no curso da obra apenas causa atrasos e mais trabalho. Para evitar esses imprevistos, planeje cada etapa da reforma e estabeleça um cronograma para os serviços que serão realizados. Apenas com um bom planejamento é possível ter mais conforto e diminuir o incômodo causado pela obra. 

Combine os horários

Informar os horários - como a hora de sair para o trabalho e a hora de chegar em casa - para os profissionais envolvidos na obra faz com que todo o processo flua da melhor maneira. Assim, já é possível estabelecer uma rotina e programar-se para que a obra não atrapalhe os afazeres dos moradores. 

Proteja seus móveis

Se o seu imóvel já estiver mobiliado, a dica é proteger todos os itens de qualquer dano possível, tanto riscos quanto outros problemas mais sérios. A dica é embrulhar com plástico bolha os objetos menores e guardar o restante dos móveis mais volumosos em um self storage, em um box no qual eles estarão protegidos até que a reforma termine. 

Cubra as frestas das portas

Principalmente se você for colocar gesso, fazer pinturas novas ou quebrar paredes, cobrir o vão inferior das portas é indispensável. Essa medida simples evita que a poeira da obra se espalhe para outros cômodos da casa, tornando a limpeza muito mais fácil e prática. 

Evite quebrar o piso antigo

Para evitar muita bagunça, sujeira e trabalho desnecessário, evite quebrar o piso antigo e opte por modelos que podem ser instalados sobre o piso original. Alguns porcelanatos, pisos vinílicos e laminados são ótimas opções que permitem essa praticidade, já que podem ser colados ou encaixados em cima do piso anterior. 

Invista no papel de parede

Normalmente, uma nova pintura gera muita sujeira e muita bagunça - além de ser pouco prática. Para evitar esses transtornos, a dica é apostar em um papel de parede, que é instalado muito mais facilmente e ainda está super na moda!