Abril Verde: EDP alerta para risco de choques elétricos na construção civil e reforça medidas de segurança
Segundo o Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica, da Abracopel, o Brasil registrou 1.077 acidentes por choques elétricos em 2024, um aumento de 9,2% em relação ao ano anterior.
Durante o Abril Verde, movimento dedicado à prevenção de acidentes de trabalho, a EDP reforça a importância dos cuidados com a rede de distribuição de energia elétrica, principalmente em obras e reformas da construção civil, setor que lidera o número de óbitos causados por choques elétricos no país.
Segundo o Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica, da Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade), o Brasil registrou 1.077 acidentes por choques elétricos em 2024, um aumento de 9,2% em relação ao ano anterior. Desse total, 70% resultaram em morte ? 759 vítimas fatais, número 12,8% maior que o de 2023.
O estado de São Paulo lidera o ranking de acidentes, com 93 registros, seguido pela Bahia (92) e Santa Catarina (83).
O gestor da EDP, Roberto Miranda, destaca que grande parte dos acidentes ocorre pela falta de planejamento e pelo uso de materiais e procedimentos inadequados. "Antes de montar estruturas ou iniciar uma obra próxima à rede elétrica energizada, é essencial uma avaliação prévia de riscos pelo responsável técnico. Muitas ocorrências graves acontecem por aproximação acidental de ferragens, ferramentas ou andaimes com os fios, sem que haja sequer o toque direto", alerta.
Orientações de segurança
Para reduzir os riscos de acidentes, a EDP orienta profissionais da construção civil a seguir boas práticas e normas técnicas. Entre as principais recomendações estão:
1. Capacitação e supervisão técnica: Toda obra deve contar com um profissional habilitado para supervisionar a execução com segurança.
2. Normas e sinalização: É fundamental conhecer e cumprir as normas de segurança elétrica, adequadas em áreas de risco, especialmente próximas à rede elétrica.
3. Identificação de fios e cabos: Antes de qualquer instalação elétrica interna, identifique corretamente os fios e cabos, utilizando etiquetas e cores padronizadas para evitar erros.
4. Uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs): Luvas isolantes, capacetes, óculos de segurança e botas com sola de borracha são itens indispensáveis para proteger os trabalhadores contra choques elétricos e outros acidentes.
5. Atenção com ferramentas e estruturas metálicas: Objetos como rolos de pintura, barras de ferro, andaimes e calhas podem atingir a rede elétrica acidentalmente. É fundamental redobrar a atenção durante o manuseio desses materiais, principalmente em fachadas e andares elevados.
6. Evite ligações elétricas irregulares: Além de serem ilegais, as ligações clandestinas são extremamente perigosas. Elas colocam em risco a vida de quem realiza a conexão e também de outras pessoas próximas, podendo causar sobrecargas e acidentes graves. A EDP ressalta que o furto de energia é crime previsto em lei.
Ações da EDP
A EDP realiza, de forma contínua, ações educativas voltadas à segurança com energia elétrica, com foco especial na construção civil. As iniciativas incluem palestras em empresas e lojas do setor, distribuição de informativos e campanhas de conscientização.
Mais informações sobre segurança com energia elétrica podem ser consultadas no site www.edp.com.br/seguranca.
Em caso de emergência envolvendo a rede elétrica, os canais de atendimento da EDP estão disponíveis 24 horas por dia: