Bairro Araretama de Pindamonhangaba ganha novo pátio ferroviário e passarela para pedestres

As obras estão previstas para serem concluídas até agosto deste ano.


Pindamonhangaba está sendo beneficiada com importantes obras que visam reduzir os conflitos urbanos gerados pelo transporte ferroviário. No bairro Araretama, a empresa concessionária MRS Logística está investindo mais de R$ 6 milhões na construção de um novo pátio de manobras e uma passarela para pedestres. As obras, iniciadas em agosto de 2024, estão previstas para serem concluídas até agosto deste ano.

Com a instalação do novo pátio de manobras, a parada dos trens será transferida para o Araretama, eliminando o impacto no trânsito do centro da cidade. As cancelas das ruas Campos Sales, Frederico Machado e Voluntário Vitoriano Borges (Rua do Cemitério) serão acionadas apenas para a passagem rápida de trens, reduzindo o tempo de bloqueio no tráfego local.

No Araretama, será construído um novo ramal ferroviário de 1.800 metros, paralelo à linha existente, permitindo que os trens parem no bairro sem comprometer a mobilidade urbana. Já a passarela, que atenderá à travessia de pedestres, contará com rampas, escadas, proteção lateral e iluminação completa, garantindo mais segurança para os moradores.

O prefeito Ricardo Piorino visitou as obras na última semana e destacou a relevância dos investimentos:
"Essas melhorias representam a solução de uma demanda histórica, trazendo mais segurança e mobilidade para nossa população, especialmente para os pedestres que utilizam a passagem de nível do Araretama."

Além do pátio e da passarela, as cancelas da passagem de nível na região central de Pindamonhangaba serão modernizadas com um sistema eletrônico, aumentando a segurança e a agilidade no trânsito.

Essas obras fazem parte dos compromissos assumidos pela MRS Logística ao renovar a concessão do transporte ferroviário com o Governo Federal em 2022. Outro grande projeto em execução pela empresa é o viaduto da Avenida Estrutural, que ligará os bairros Moreira César e Feital. Com investimento de R$ 20 milhões, o viaduto está em fase final de construção e promete melhorar a mobilidade urbana nessa região.