Coleta de lixo em Pindamonhangaba será normalizada a partir desta sexta-feira (27)

A paralisação da manhã de quinta-feira ocorreu em meio às discussões sobre a transição entre empresas.


A coleta de lixo em Pindamonhangaba será retomada integralmente a partir desta sexta-feira (27), após a paralisação de quinta (26). A medida foi definida em uma reunião na sede da Prefeitura, que contou com representantes da administração municipal, sindicatos dos coletores e condutores, e das empresas Renovar e Sistemma Serviços Urbanos.
 
 
A Sistemma foi contratada emergencialmente pela Prefeitura e assumirá oficialmente os serviços de limpeza urbana, coleta e destinação de resíduos a partir do dia 2 de julho. A empresa garantiu a contratação dos funcionários da Renovar que desejarem permanecer no serviço e não tiverem impedimentos legais, mantendo a programação atual de coleta, com os mesmos bairros, dias e horários.
 
A paralisação da manhã de quinta-feira ocorreu em meio às discussões sobre a transição entre as empresas. Após o encontro no Paço Municipal, os representantes seguiram para o pátio da Renovar, onde a direção comunicou os trabalhadores sobre o processo de desligamento e possível recontratação pela Sistemma. Com o aceite dos trabalhadores, a coleta foi retomada ainda na tarde de quinta, atendendo inicialmente a região central e alguns bairros.
 
A Prefeitura explicou que o contrato com a Renovar, em vigor desde 2022 e renovado nos dois anos seguintes, chega ao fim no dia 1º de julho porque a empresa não apresentou a documentação necessária para nova renovação. "O município não rescindiu o contrato com a Renovar, apenas não renovamos por falta de documentação da empresa", destacou o secretário de Governo e Serviços Públicos, Thiago Gonçalves 'Magrão'.
 
A contratação da Sistemma foi realizada após uma cotação com quatro empresas. A empresa tem atuação em outras dez cidades, incluindo Belo Horizonte (MG), e será responsável pela coleta de cerca de 3.200 toneladas de resíduos por mês em Pindamonhangaba, podendo chegar a 3.757 toneladas mensais conforme previsto em contrato.
 
O contrato emergencial com a Sistemma terá validade de até um ano, mas pode ser encerrado assim que uma nova licitação for concluída. Segundo o secretário, a Prefeitura já iniciou os trâmites para contratação definitiva de uma empresa para assumir o serviço a longo prazo.