Defesa Civil de Pindamonhangaba encerrou 2024 com mais de 1.090 atendimentos registrados

As ações ocorreram durante todo o ano, abrangendo desde o período chuvoso, marcado por alagamentos, inundações, quedas de barreiras e árvores, até a estiagem severa, que trouxe um aumento expressivo nos casos de queimadas.


A Defesa Civil de Pindamonhangaba registrou 1.099 atendimentos ao longo de 2024, segundo relatório anual divulgado pela equipe. Os meses de abril, setembro e outubro concentraram o maior número de ocorrências, com 103, 98 e 119 casos, respectivamente.

De acordo com o diretor da Defesa Civil, Michel Cassiano, as ações ocorreram durante todo o ano, abrangendo desde o período chuvoso, marcado por alagamentos, inundações, quedas de barreiras e árvores, até a estiagem severa, que trouxe um aumento expressivo nos casos de queimadas. "Em 2024, tivemos uma estiagem muito severa na região, triplicando os atendimentos relacionados a queimadas. Foram 32 ocorrências, contra apenas 10 registradas em 2023", destacou.

Além das ocorrências climáticas, a Defesa Civil realizou 455 atendimentos no setor de Defesa Animal e atendeu a 405 chamados para remoção de abelhas e marimbondos. Também foram realizadas 57 vistorias em imóveis, entre outros serviços.

Michel Cassiano reforçou a importância do trabalho preventivo e emergencial da equipe. "O relatório evidencia a necessidade de planejamento contínuo e ações integradas entre os setores da administração pública. As ações preventivas, como vistorias, simulações e treinamentos, são fundamentais para minimizar os impactos de desastres e aumentar a resiliência da população", afirmou.