EDP e McDonald's firmam parceria para autoprodução de energia solar e avançam em agenda sustentável

Contrato garante 7 MWm de energia limpa para 156 unidades da rede no Sudeste e Sul do país.


A EDP, empresa que atua em todos os segmentos do setor elétrico brasileiro, firmou um contrato de autoprodução de energia solar com 38 franqueados do Sistema McDonald's, reforçando o compromisso de ambas as marcas com a sustentabilidade e a transição energética. O acordo prevê o fornecimento de 7 MWm de energia durante 12 anos, suficiente para atender 156 unidades da rede, entre restaurantes, cafés e quiosques de sobremesa, localizados em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
 
 
A energia é gerada na Usina Novo Oriente, localizada em Ilha Solteira (SP) - o maior complexo solar fotovoltaico do estado. Com 254 MWac de capacidade instalada, o parque conta com 82 inversores e mais de 558 mil módulos, capazes de gerar mensalmente energia suficiente para abastecer cerca de 375 mil residências.
 
Além da geração de energia, o contrato inclui a emissão de mais de 61 mil certificados de energia renovável (I-RECs) por ano, que comprovam a origem limpa da eletricidade e evitam a emissão de cerca de 3 mil toneladas de CO? anualmente. O fornecimento teve início em janeiro de 2025.
 
"A energia é fundamental para a descarbonização da economia. No Brasil, o portfólio da EDP já é 100% renovável, mas queremos ir além, ajudando outras empresas a utilizarem energia limpa e avançarem em suas estratégias de sustentabilidade", destaca Alexandre Cera, diretor de Soluções para Clientes em Geração Centralizada da EDP América do Sul.
 
Parceria de longo prazo
 
Antes desse novo contrato, a EDP já havia atuado junto ao McDonald's entre 2021 e 2024 na migração das unidades dos franqueados para o mercado livre de energia e, em 2022, construiu três usinas solares de geração distribuída ? uma em Cotia (SP) e duas em Rio Paranaíba (MG) - com capacidade total de 6,6 MWp, responsáveis por abastecer 35 unidades próprias da rede.
 
A iniciativa integra a estratégia da EDP de liderar a transição energética e alcançar a neutralidade de carbono até 2040, tendo a energia renovável como um dos pilares de crescimento no país, ao lado dos segmentos de transmissão e distribuição.
 
Sustentabilidade na operação do McDonald's
 
A Arcos Dorados, operadora da marca McDonald's em 20 países da América Latina, também tem reforçado sua plataforma ESG "Receita do Futuro", com ações voltadas à sustentabilidade e à redução dos impactos ambientais. Atualmente, 96% da energia consumida em seus restaurantes próprios no Brasil já é proveniente de fontes renováveis, incluindo mais de 600 unidades abastecidas via Mercado Livre de Energia e Geração Distribuída.
 
"A parceria firmada com a EDP reforça o compromisso da Arcos Dorados com ações concretas que moldam um futuro mais sustentável. Buscamos parceiros que compartilham do mesmo propósito: reduzir os impactos ambientais e gerar valor para os franqueados e as comunidades onde atuamos", afirma Rogério Barreira, presidente da Divisão Brasil da Arcos Dorados.
 
Com o novo projeto, McDonald's e EDP fortalecem uma aliança estratégica em prol da descarbonização e demonstram que a colaboração entre grandes empresas pode acelerar a transição energética e inspirar todo o setor a adotar práticas mais responsáveis e inovadoras.