A atração está parada desde 2017, após o bondinho sair do trilho e bater em um poste. O governo do Estado abriu uma licitação que prevê a contração de serviços para a manutenção e recuperação da Estrada de Ferro que liga Campos do Jordão à Santo Antonio do Pinhal. A previsão é que as obras tenham início em outubro e sejam entreguem em abril de 2019.
O trajeto havia sido suspenso em novembro de 2012 e a atração voltou a ser oferecida quase três anos depois, após um acidente matar três pessoas e deixar outras 40 feridas. O percurso, no entanto, foi interrompido no ano passado novamente depois de o trem sair do trilho e bater em um poste.
Entre os serviços de manutenção a serem realizados estão a troca de mais de 5.000 dormentes, drenagem para proteção da via contra chuvas e implementação de brita sob o trilho. A iniciativa, Segundo a Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos, deverá aumentar a segurança operacional ferroviária no trecho.
A pasta vai investir R$ 4,3 milhões, que inclui ainda a substituição de 4,8 km de trilhos. A manutenção abrange o trecho ente os km 28 e 36. O ponto inicial da obra será na estação Eugênio Lefèvre, em Santo Antônio do Pinhal, e o ponto final no km 37, pouco antes da parada Cacique, ponto culminante ferroviário brasileiro, com 1.743m de altitude.
Para o prefeito de Campos do Jordão, Fred Guidoni (PSDB), a notícia de investimento na linha é muito boa para o Turismo de maneira geral. “O trecho é belíssimo e é um atrativo já consolidado para o turismo no alto da Serra da Mantiqueira. Este é o trecho ferroviário mais alto do país. Ganha a cidade, os turistas e o país, que terá a oportunidade de ver as belíssimas paisagens, que só a Serra da Mantiqueira tem, com este investimento da nossa centenária Estrada de Ferro”.
Percurso
O trem faz um passeio que percorre 19km entre Campos e Santo Antônio. Ele percorre trecho da serra da Mantiqueira e construções históricas.