A Prefeitura de Pindamonhangaba realizou, nesta segunda-feira (18), uma mobilização emergencial para liberar a Estrada Municipal Comendador Alexandre Afarelli, que havia sido obstruída. Essa foi a segunda ocorrência registrada em poucos dias no mesmo trecho.
A ação envolveu a Secretaria de Desenvolvimento Rural Sustentável e Clima, a Secretaria de Segurança Pública e a Defesa Civil, além do voluntário João Carlos de Souza, da equipe de poda Paiva e da concessionária EDP, que colaboraram de forma imediata na resolução do problema.
O caso ocorreu em meio a um período de ventos fortes e queimadas, fatores que aumentam os riscos de acidentes e transtornos à população. Graças à resposta rápida, não houve maiores prejuízos e a segurança da comunidade foi preservada.
A Prefeitura reforça que as queimadas são práticas criminosas e devem ser denunciadas pelo telefone 199 da Defesa Civil. Além de comprometer o meio ambiente, o fogo e a fumaça prejudicam a saúde da população, especialmente de quem sofre com doenças respiratórias.
"O desenvolvimento rural sustentável depende de ações rápidas e integradas. Nossa prioridade é sempre proteger vidas, preservar o meio ambiente e garantir a segurança das comunidades rurais de Pindamonhangaba", destacou o secretário de Desenvolvimento Rural Sustentável e Clima, Mauro Muassab Júnior.