Pindamonhangaba vai aplicar questionário para censo de pessoas com deficiência
O objetivo do censo é conhecer a realidade de cada pessoa com deficiência no município, identificando perfil, necessidades e demandas, para nortear a formulação de políticas públicas inclusivas e melhorar as já existentes.
A Prefeitura de Pindamonhangaba vai iniciar a aplicação de um questionário como parte do Programa Municipal de Cadastro e Identificação das Pessoas com Deficiência. A decisão foi tomada durante reunião com representantes do Conselho da Pessoa com Deficiência, realizada na terça-feira (6).
O objetivo do censo é conhecer a realidade de cada pessoa com deficiência no município, identificando perfil, necessidades e demandas, para nortear a formulação de políticas públicas inclusivas e melhorar as já existentes.
Participaram do encontro o prefeito Ricardo Piorino, a chefe de gabinete Thais Batista, a diretora da Pessoa com Deficiência Letícia Souza, o presidente do Conselho Pedro Cruz, a vice-presidente Andrea Campos Sales e os conselheiros Jeferson Oliveira - também presidente da Cavalgar de Equoterapia -, Ivonete Santos, Stefânia Apolinário e Luciana Simonetti, diretora da Mulher e Família da Prefeitura.
A próxima etapa do censo, que já está sendo elaborada pela Prefeitura em parceria com o Conselho, será a aplicação do formulário específico. O questionário será disponibilizado pelas secretarias da Mulher, Família e Direitos Humanos e de Tecnologia, Inovação e Projetos, para que pessoas com deficiência ou seus responsáveis possam participar do levantamento. A iniciativa também envolverá as secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social e Comunicação e Eventos.
"Estamos nos ajustes técnicos finais para a aplicação deste formulário em todo o município, o que vai nos permitir um diagnóstico pleno e a conclusão do nosso censo", afirmou Letícia Souza.
O prefeito Ricardo Piorino destacou que o encontro teve como objetivo fortalecer o diálogo com o Conselho e ampliar as ações em prol das pessoas com deficiência. Ele também mencionou a elaboração de um fluxo específico para o atendimento desse público nas repartições públicas, com foco em mais agilidade, acessibilidade e cidadania.
O presidente do Conselho, Pedro Cruz, elogiou a criação do censo e a construção do novo fluxo de atendimento. "Estivemos reunidos com o prefeito para conversas importantes e construtivas sobre o censo. Estamos caminhando cada vez mais para melhorias nesta causa extremamente importante, questão da inclusão e da promoção social", disse.
O conselheiro Jefferson Oliveira agradeceu à Prefeitura pelas ações voltadas às pessoas com deficiência e reforçou o pedido de apoio à equipe de equoterapia que participa da prova de paratambor em Araçatuba. "Pindamonhangaba é a única cidade do Vale do Paraíba que possui uma equipe na prova e o grupo tem trazido grandes resultados para a cidade", afirmou.