A ciclofaixa da Avenida Professor Manoel César Ribeiro, em Pindamonhangaba, está sendo transformada em calçada compartilhada para pedestres e ciclistas. A mudança, prevista no Código de Trânsito Brasileiro e devidamente sinalizada com placas e pinturas, é necessária para viabilizar a abertura de uma nova faixa de rolamento, destinada à construção da quarta e última alça de acesso livre na rotatória do Tenda.
Segundo o secretário de Mobilidade e Trânsito, José França Vidal Filho, a adequação permitirá que a via tenha duas pistas para quem sobe em direção ao centro e duas para quem desce no sentido rotatória. "Estamos fazendo uma intervenção prevista no CTB, necessária para ganharmos mais uma faixa de rolamento para quem segue da rotatória em direção ao centro", explicou.
O secretário informou ainda que a terceira alça de acesso, que liga o centro ao Anel Viário sentido Parque da Cidade, está praticamente concluída, restando apenas parte da sinalização. A previsão é que ela seja liberada até a próxima semana.
Em relação à quarta alça, que beneficiará motoristas vindos de Moreira César e Castolira em direção ao centro, França destacou que os trabalhos devem começar em breve, em parceria com o supermercado Tenda. "Já apresentamos o projeto à equipe do Tenda, que tem se mostrado solícita às necessidades da Prefeitura e participará do processo", afirmou.
A obra prevê uma nova pista de rolamento que, após a alça de acesso, se unirá a uma das vias principais, totalizando duas faixas em cada sentido. Com isso, será possível também reduzir o tempo de espera nos semáforos. "O objetivo é dar mais agilidade e fluidez ao trânsito, que é uma das metas do prefeito Ricardo Piorino", acrescentou o secretário.
O prefeito destacou que as intervenções fazem parte de um compromisso assumido com a população. "A rotatória do Tenda era um ponto crítico da cidade. As melhorias garantem segurança, preservam vidas, evitam acidentes e ao mesmo tempo proporcionam mais fluidez e harmonia no tráfego entre motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres", afirmou Ricardo Piorino.