Prefeitura de Pindamonhangaba deposita quase R$ 1,6 milhão em juízo para garantir verbas a ex-funcionários da Renovar

O depósito em juízo assegura que os ex-funcionários da Renovar recebam suas verbas rescisórias de forma direta e segura.


A Prefeitura de Pindamonhangaba depositou, na manhã de quinta-feira (19), o valor de R$ 1.596.523,00 na Justiça do Trabalho para assegurar o pagamento de verbas rescisórias aos ex-funcionários da empresa Renovar Saneamento Ambiental, responsável pela coleta de lixo e limpeza pública do município até 1º de julho deste ano.
 
 
A medida foi determinada pela Vara do Trabalho de Taubaté, por decisão do juiz substituto Elias Terukiyo Kubo, em tutela antecipada no processo 0012076-60.2025.5.15.0059. O Sindicato dos Empregados nas Empresas de Asseio e Conservação de Taubaté e Região ingressou com o pedido, garantindo que todos os pagamentos fossem realizados em juízo, até o limite do valor depositado.
 
Segundo o secretário de Serviços Públicos, José Antonio Ferreira Filho, o "Ju", a Prefeitura acompanhou todo o processo desde o início para garantir os direitos trabalhistas. "Foi uma determinação do prefeito Ricardo Piorino para que agíssemos de forma a assegurar que os pagamentos destinados à empresa fossem revertidos diretamente aos trabalhadores", afirmou.
 
Ele ressaltou ainda que a administração municipal manteve reuniões tanto com a Renovar quanto com a nova empresa responsável pela limpeza da cidade, a Sistemma, para priorizar a recontratação dos ex-funcionários. "O objetivo foi garantir que os serviços continuassem em pleno funcionamento e que os trabalhadores não ficassem desamparados", completou.