Prefeitura de São Sebastião entrega recursos de tecnologia assistiva para pessoas com deficiência

Entrega promove inclusão e independência para pessoas com deficiência na cidade


A Prefeitura de São Sebastião, por meio das secretarias da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI) e da Saúde (SESAU), realizou nesta terça-feira (20) uma importante entrega de recursos de tecnologia assistiva. Cadeiras de rodas e de banho, órteses, próteses, adequações posturais e auxiliares foram disponibilizados para atender às necessidades das pessoas com deficiência (PcD) que recebem atendimento nos Centros de Reabilitação da Topolândia e de Boiçucanga, além do Lar Vicentino.

Essa entrega foi possível graças à renovação da parceria entre a Prefeitura e a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), responsável pela produção dos equipamentos personalizados para os beneficiários. Um dos beneficiados foi Tauan Rioli Candido, um jovem de 14 anos que recebeu uma cadeira de rodas feita sob medida. Para ele, essa conquista representa a realização de um sonho e a chance de alcançar maior independência.

O processo de avaliação é conduzido por profissionais especializados, que identificam qual é o recurso de tecnologia assistiva mais adequado para cada usuário. Eduardo Massucato, coordenador de Fisioterapia do Centro de Reabilitação, destaca a importância dessas avaliações para determinar a necessidade de substituição ou utilização de algum recurso específico.

Nesta nova etapa, a SEPEDI realizará a entrega de 6 cadeiras de rodas motorizadas, 71 cadeiras de rodas, 35 cadeiras de banho, 23 órteses, 30 próteses, 29 parapodiuns, 26 andadores, 29 muletas, 9 palmilhas e 3 bengalas.

Os equipamentos são personalizados, com os usuários passando por medições na própria associação. Após três meses, os equipamentos são entregues à Secretaria. Essa organização e atenção aos detalhes são destacadas pelo vice-prefeito