Prefeitura inicia Projeto Pinda Inteligente nesta semana

Programa busca por meio de compartilhamento aumentar a segurança física e patrimonial dos moradores


O Projeto Pinda Inteligente será lançado nesta quarta-feira, dia 7 de março, às 16 horas, no auditório da Prefeitura de Pindamonhangaba. A iniciativa vai aumentar ainda mais a segurança física e patrimonial dos moradores da cidade.

Por meio do Pinda Inteligente, o COI - Centro de Operações Integradas - poderá receber e armazenar imagens cedidas por empresas e pessoas físicas que tenham câmeras de vigilância.

As novas imagens possibilitarão maior abrangência do sistema de vídeo monitoramento do município. "Hoje, temos as 16 câmeras instaladas pela Prefeitura, porém com o Pinda Inteligente poderemos receber imagens de empresas que possuam câmeras de vigilância em seus prédios e vamos expandir nosso raio de atuação", disse o secretário de Proteção e Bem Estar ao Cidadão, José Sodário Viana.

Ele explicou que qualquer pessoa poderá ceder imagens ao município, possibilitando mais segurança para a região de sua empresa ou residência, bem como das ruas de Pindamonhangaba. "O único requisito para a cessão de imagens será a existência de um sistema de 'nuvens'. Todos poderão compartilhar, desde que o sistema esteja vinculado à 'nuvem'. As imagens liberadas terão o mesmo sigilo que existe hoje com as câmaras da Prefeitura e serão monitoradas pelos agentes de segurança e pela Polícia Militar", completou o secretário.

Com o recebimento das imagens, a área de abrangência do COI pode chegar a todos os pontos da cidade. Uma empresa instalada na Francisco Lessa Junior, Albuquerque Lins, Nicanor Ramos Nogueira, Gastão Vidigal, São João Bosco, José Augusto Mesquita, por exemplo, poderá conceder as imagens de suas câmeras que 'vigiam' a rua ou parte da rua e isso será monitorado pelo Centro de Operações Integradas.

"Nossa Guarda, os agentes de Trânsito e a PM saberiam o que está acontecendo na rua, garantindo proteção e segurança ao proprietário e às pessoas que estão na rua caso aconteça algum crime, acidente ou se observarem alguém em atitude suspeita para roubo, furto ou tráfico de drogas", afirmou José Sodário Viana.