Programa Laço Amarelo traz campanha digital com foco em celulares

A iniciativa busca conscientizar motoristas e também pedestres sobre os riscos do uso de celulares enquanto dirigem ou mesmo ao atravessar a rua


A campanha educativa digital do mês de outubro, desenvolvida pela ONSV (Observatório Nacional de Segurança Viária) e compartilhada pela Secretaria de Mobilidade Urbana de Taubaté, traz como foco principal os aparelhos celulares.

A iniciativa busca conscientizar motoristas e também pedestres sobre os riscos do uso de celulares enquanto dirigem ou mesmo ao atravessar a rua, a fim de contribuir para um trânsito mais seguro. O dispositivo vem se tornando causa de desatenção e de acidentes, visto que no trânsito um segundo pode ser fatal.

No caso dos motociclistas, o risco é potencializado em razão da vulnerabilidade do próprio veículo.

As artes dos materiais educativos têm mensagens curtas com o tema, acompanhadas das palavras desligue, desapegue, desfoque e desconecte.

Ao longo do ano, as campanhas já abordaram diversos temas e foram direcionadas a públicos alvos diferentes, como: "Aprenda a escolher a vida", voltada aos pedestres; "Ouça a voz da experiência" para os jovens motociclistas; "Jovem, se proteja respeitando as regras do trânsito", direcionada aos jovens entre 18 e 30 anos; "Todo motociclista é filho de alguém", voltada aos motociclistas, entre outros.

O programa Laço Amarelo tem como objetivo dar continuidade ao trabalho de conscientização realizado todos os anos no mês de maio, em virtude do Maio Amarelo, mês que se tornou referência mundial para a realização de ações voltadas à segurança no trânsito, período em que as atividades educativas são mais intensificadas.