Taubaté inaugura Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Fundo de Desenvolvimento Econômico

Taubaté fortalece sua economia com a criação de novos caminhos para o desenvolvimento local


Na busca por reposicionar-se como um centro de desenvolvimento econômico de destaque, a cidade de Taubaté acaba de dar um passo importante. A Lei 5.846, de autoria do prefeito, entrou em vigor na última sexta-feira, dia 23, e trouxe consigo a criação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico de Taubaté (Comdet) e do Fundo de Desenvolvimento Econômico (FDE), ambos vinculados à Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Inovação e Turismo.

O Comdet e o FDE surgem como instrumentos adequados para alcançar esse objetivo, pois os conselhos municipais são os espaços coletivos que possibilitam a participação dos cidadãos no debate, criação e supervisão de políticas públicas. Eles representam canais efetivos para a participação popular na administração pública e são fundamentais na construção dessa nova agenda para a cidade.

O Comdet, composto por representantes dos setores público e privado, será responsável por formular diretrizes e estratégias para o desenvolvimento sustentável, buscando impulsionar a inovação, a competitividade e a geração de empregos.

Já o FDE terá como principal objetivo viabilizar recursos financeiros para o desenvolvimento de projetos e iniciativas que impulsionem a economia local. Através desse fundo, será possível investir em ações que estimulem o empreendedorismo, a formação de novos negócios, o fomento à pesquisa e desenvolvimento, bem como a captação de investimentos para o município.