Transporte público municipal de Taubaté amplia oferta de viagens em linhas estruturais

Medida visa reduzir tempo de espera e melhorar a qualidade do serviço para os passageiros


A partir desta segunda-feira, 19, os usuários do transporte público municipal de Taubaté terão motivos para comemorar. Quatro linhas estruturais do sistema receberão um aumento de 5% na oferta de viagens nos horários de maior demanda. As linhas beneficiadas são a 1 (Rodoviária/Estoril), 13 (Gurilândia/Santa Tereza/Quiririm), 19 (Rodoviária Velha/São Gonçalo) e 25 (Chácara Silvestre/Rodoviária Velha).

Essa ampliação representa um acréscimo de 13 partidas nas linhas mencionadas, o que resultará em um intervalo reduzido entre os veículos e, consequentemente, diminuirá o tempo de espera dos passageiros.

A medida, anunciada pela Secretaria de Mobilidade Urbana em parceria com a ABC Transportes, faz parte do pacote de melhorias indicadas pelo estudo de reestruturação do transporte público, divulgado no último dia 5. Esse estudo técnico, elaborado por uma empresa de consultoria contratada por meio de cooperação técnica com o CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina), tem como objetivo aprimorar o serviço prestado e está planejado para ser implementado em quatro fases ao longo dos próximos dez anos, de acordo com o novo contrato de concessão.

Além do aumento na oferta de viagens, o novo sistema de transporte público municipal, chamado de TAU! (Transporte Acessível Urbano), recebeu o reforço de 20 veículos zero quilômetro. Essa renovação da frota busca proporcionar mais conforto, segurança e eficiência no deslocamento dos passageiros.