Privatização do Correios e mais oito estatais entra na pauta do governo nesta semana

Entram no pacote de privatização as empresas Telebrás, o Porto de Santos, a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev) e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro)


O governo federal abriu estudos nesta quarta-feira (21) para a privatização de nove empresas da União que serão incluídas no Plano Nacional de Desestatização (PND). Segundo anúncio dos ministros chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, e da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas serão atualizadas normas para que os Correios e mais oito companhias sejam privatizadas.

De acordo com o governo, a privatização poderá ser total ou parcial. Ainda há a previsão de parcerias com a iniciativa privada. A decisão ocorreu depois da 10ª reunião do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) da Casa Civil. O secretário especial de Desestatização, Salim Mattar, e a secretária especial do PPI, Martha Seillier, também participaram do anúncio.

Estão previstas na desestatização, além dos Correios, as empresas Telebrás, o Porto de Santos, a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev) e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

Também foram abertos processos de desestatização da Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores (ABGF), da Empresa Gestora de Ativos (Emgea), do Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec) e da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp).


Com informações da Agência Brasil