Como tirar fotos boas usando apenas a câmera do iPhone
O jornalista e fotógraf Larrow enfatiza a necessidade de tirar fotos que sejam ?honestas?, isto é, imagens que não precisam de edição ou de retoques e que apresentem as pessoas como elas realmente são
O fotógrafo estadunidense Aundre Larrow ficou famoso no seu país por uma campanha que fez para o Golden State Warriors, de São Francisco, fotografando fãs ardorosos do time de basquete da NBA. No entanto, seu projeto preferido é o que ele fez com seu iPhone retratando pessoas comuns de Nova York dentro dos vagões dos trens da cidade.
"Fotografar é pintar com luz", disse ele durante um workshop organizado pela Adobe em Nova York no mês passado, onde ele estuda atualmente. "Não é que se trata do meio visual original -- obviamente há a pintura e o desenho --, mas agora, muito graças ao celular, a fotografia é o mais difundido", afirmou. Para Larrow, como se tornou fácil fotografar hoje, "nós temos a responsabilidade de criar responsavelmente".
Jornalista, Larrow desenvolveu sua especialização em retratos fotografando pessoas desde que tinha 15 anos, dos jogos colegiais de basquete até o trabalho editorial, chegando a colaborar com marcas como American Express e em eventos como a New York Fashion Week.
Ele enfatiza a necessidade de tirar fotos que sejam “honestas”, isto é, imagens que não precisam de edição ou de retoques e que apresentem as pessoas como elas realmente são. Em seu blog, ele dá dicas de como conseguir fazer isso. Pegamos algumas delas para os leitores brasileiros:
A luz
"A primeira coisa que você precisa focar é a luz", escreve Larrow. A questão crucial que deve ser feita a si mesmo é: "De onde a luz está vindo?". Uma vez localizada, seja do sol ou de uma lâmpada, basta situar o sujeito da foto de uma forma que ela fique o mais sutil possível.
"Se você está tirando fotos de alguém na metade do dia, o sol vai estar forte e, da mesma forma, as sombras serão intensas", ele explica. Nesse cenário, é melhor procurar um lugar em que a luz seja a mesma -- mesmo que isso signifique posicionar o sujeito em uma sombra. "Parece estranho, mas onde quer que a luz seja plana, é o lugar que você deve estar. O principal objetivo de um fotógrafo é criar um ambiente que melhor deixe você iluminar a história que está tentando contar".
Adicionalmente, é indicado que a pessoa fotografada nunca fique na frente da fonte de luz porque, dessa forma, é mais possível que ela seja ofuscada do que retratada.
Fechar a exposição
É importante tirar a melhor foto possível enquanto se está atrás da câmera, não da tela do computador ou do tablet posteriormente. Larrow aconselha que não se use a opção HDR (High Dynamic Range) do iPhone ou mesmo o flash, ao menos que você precise absolutamente dessas funções. Ele, no entanto, recomenda bloquear a exposição da câmera do smartphone para manter o melhor controle sobre a entrada de luz enquanto se está fotografando.
Mas como fechar a exposição? Antes de tirar qualquer fotografia com o iPhone, pressione e segure a tela em que a seleção de foco aparece automaticamente. Um pequeno quadrado surgirá e, nele, um ícone de bloqueio da exposição. Ali é possível rolar a exposição pela imagem a ser feita para controlar a entrada de luz na câmera, fazendo a foto ser mais clara ou escura. Onde quer que a exposição é bloqueada, essa parte da fotografia vai ser exposta de modo mais cuidadoso.
Isso ajuda com retratos, particularmente quando você tenta capturar os tons corretos da pele, mas isso também se aplica quando se fotografa objetos ou paisagens. Se você está tirando uma foto de um pôr do sol sobre a cidade, por exemplo, é necessário fechar a exposição no céu ou no centro do pôr do sol. Isso deve escurecer os prédios na imagem, mas você rolar os dedos pela tela para clarear a foto lentamente e conseguir atrair alguns detalhes novamente.
É sempre melhor conseguir a exposição correta quando se está fotografando ao invés de fixá-la posteriormente com a edição, mas se isso não for possível, não é o fim do mundo. "Se por alguma razão você não conseguir a luz correta na hora da fotografia e precisar editar depois, qualquer aplicativo que for usado, é sempre melhor tirar uma foto escura do que clara", explica Larrow. "Se ela estiver com muito brilho, os detalhes não podem ser trazidos de volta na edição".
Fotografar do jeito que se vê
O primeiro passo para tirar uma foto “honest”, segundo Larrow, é fazer uma transição muito sutil da realidade para a tela do celular. "Seu grande objetivo é comunicar uma linguagem visual facilmente", o que significa estar consciente do que você vê com seus olhos e do que você vê pelas lentes da câmera, garantindo que as duas coisas sejam tão iguais quanto possível.
Larrow diz que a câmera do iPhone foi projetada para cenários como grupos de amigos e família ou para registrar objetos como a Torre Eiffel, em Paris, na França -- e é por isso que empresas voltaram a oferecer produtos como fotolivro e álbuns de imagens impressas. "As lentes são mais amplas do que os próprios olhos", diz ele. Por isso, é importante garantir que a imagem está emoldurando o que é mais importante e de um jeito correto.
Ele ainda enfatiza que você deve tirar tantas fotos quando pode e procurá-las antes de acionar a câmera, porque assim "você já sabe o que a imagem necessita", ao invés de editá-la ou filtrá-la depois.
Ter certeza que as fotos contam a história que o fotógrafo queria contar
Um dos maiores erros que Larrow observa nas pessoas que fotografam com o iPhone é a falta de paciência. "Elas sabem o que querem registrar, mas o desejo de fotografar pode ser mais forte do que o desejo de fazer isso com tempo suficiente para que elas alcancem o resultado esperado", diz.
"Eu diria que qualquer foto que você está tirando necessita calma e algum plano do que você quer compor com aquela imagem. Principalmente, como todos esses fatores estão contando uma história sobre a imagem".
Larrow nota que, embora seja fácil transmitir coisas como uma noite com amigos, se você está realmente tentando tirar uma foto de uma taça de vinho que está bebendo em um bar legal, é preciso ter um pouco mais de trabalho para ter certeza que a imagem pareça genuína, honesta e boa. "Eu acho que é uma questão de ter paciência no processo de fotografar com o celular", argumenta.
Fotografar na melhor luz possível do objeto
Quando se está fotografando pessoas, "o objetivo é fazer a retratada sair na foto o mais próximo do que ela é realmente", explica Larrow. Se sua luz é forte, mas vem de uma única fonte, a primeira coisa a fazer é mover essa pessoa de forma que a iluminação cubra totalmente seu rosto.
É preciso garantir ainda que o melhor lado do sujeito fotografado esteja diante da luz e afirmado para a câmera. O corpo precisa estar enquadrado em frente à lente, jamais de lado. "A tendência é sempre fotografar alguém de cima e nunca de baixo", ele explica. Uma imagem cujo ângulo está errado geralmente não favorece o retratado.
Se as fotos são de bebês ou de animais de estimação, o melhor momento para fotografá-los é na metade do dia, quando a luz natural é a mais forte possível, desde que eles não estejam necessariamente sentados em um lugar.
Tirar uma foto de um cachorro, por exemplo, "não é diferente de quando você registra alguém amado -- você conhece a pessoa muito bem, e com o tempo você fica mais confortável para saber como ela irá reagir. Isso ajuda a fazer retratos mais facilmente".
Usar o modo retrato da câmera do iPhone
O modo "retrato" -- um mecanismo da câmera nos modelos mais recentes do iPhone que possuem duas lentes -- torna mais fácil tirar fotos mais detalhadas e reais das pessoas. Larrow explica que o modo retrato permite cliques com uma distância focal mais curta, o que permite fotos com mais qualidade. "A ideia é que a distância focal esteja o mais perto do que seus olhos veem normalmente", afirma ele.
Se você não tem um dos iPhones novos e quer tirar um retrato, o conselho de Larrow é que os retratos sejam feitos de diversos ângulos diferentes -- e de distâncias distintas -- para tentar diferentes espaços focais.
Só usar o flash como último recurso
Se você tiver que usar o flash -- ou seja, em uma ocasião especial com a família durante um encontro noturno --, Larrow indica que se preste atenção na distância entre a câmera do iPhone e o objeto da foto.
Ele afirma que o flash do celular da Apple cobre um espaço de até seis metros, apesar de não ser tão efetivo quanto mais longe está. No entanto, estar muito perto pode fazer com o que o flash borre as pessoas, principalmente aquelas com tons de pele mais claros. "Algo em torno de 1,5 metro é o ideal, e se você tem um tom de pele mais escuro, um pouco mais perto do que isso", explica.
Se há uma única fonte de luz no ambiente, como uma lâmpada ou a luz da rua, o fotógrafo deve ficar o mais de costas possível para a luz. "Assim, a iluminação fica atrás do fotógrafo e de frente para o sujeito da imagem".
Mas, se por alguma razão, você estiver em um lugar escuro e ainda assim queira fotografar um grupo de amigos, é possível fazer com que todo mundo acenda as luzes dos celulares para adicionar mais iluminação à cena. A ideia é ter tanta luz quanto possível -- e que ela seja o mais uniforme quanto puder. "Eu sempre evito o flash, ao menos que seja indispensável mesmo", finaliza.