Em São José dos Campos, SSP23 promove competição de lançamento de foguete na Univap

O público pode acompanhar competição de robótica


O Space Studies Program de 2023 (SSP23) remarcou para esse sábado (12) a competição de lançamento de foguete. O evento é realizado no campus da Univap e conta com a direção de Jedrzej Gorski, engenheiro aeronáutico e um dos responsáveis pela implantação do programa espacial na Polônia.

O lançamento de foguetes é um dos eventos mais tradicionais do Programa de Estudos Espaciais, organizado pela International Space University (ISU). Os participantes do departamento de engenharia do programa serão divididos em equipes de quatro pessoas para projetar, construir e pilotar um foguete. O protótipo precisará atender um conjunto de requisitos, como carga útil, captura de dados, altitude e estilo de design.

De acordo com os organizadores, serão observados na competição, entre outros critérios, se o foguete atingirá a altitude correta, se a carga frágil será devolvida com segurança e se o veículo voará reto e estável. Além dos grupos do SSP23, também participará da atividade uma equipe da Univap, apoiadora da competição de foguetes dessa edição do programa.

SSP23

Organizado pela International Space University, o SSP é considerado o maior evento de estudos espaciais do mundo, oferecendo o mais importante e completo programa de treinamento do setor.

Realizado todos os anos em um local diferente ao redor do mundo, o SSP está na 35ª edição e ocorre pela primeira vez no Brasil.

O Inpe e o ITA submeteram, em conjunto com a Prefeitura, a proposta para sediar o SSP 2023.

O programa tem apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, AEB (Agência Espacial Brasileira), DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) e Força Aérea Brasileira.

Patrocinam o SSP23 a Embraer, Visiona e Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).