Energia solar em espaços urbanos: transforme seu apartamento em uma fonte de economia

O uso de energias sustentáveis pode ser uma excelente forma de valorizar seu imóvel


O mundo contemporâneo está passando por mudanças significativas no que se refere ao comportamento das pessoas e ao consumo de energia. De fato, nos últimos anos, a procura por fontes de energias sustentáveis em detrimento das energias não renováveis (como o petróleo, o gás natural e o carvão mineral) aumentou significativamente quando pensamos nas gerações de pequena escala. 

Essa movimentação ocorre especialmente porque, muitas vezes, investir em energias sustentáveis é, também, sinônimo de economia. Nesse sentido, a energia solar, particularmente, emergiu entre as demais com um viés muito mais atrativo, não somente para aqueles que possuem casas, mas também para as pessoas que residem em apartamentos, realidade de muitos brasileiros das grandes metrópoles. 

Existem alguns fatores que fazem com que adotar a energia solar para a sua residência seja uma opção muito mais viável em relação ao consumo padrão, ou seja, público. Se você considera aderir ao uso desse tipo de energia e quer saber mais sobre o assunto, continue lendo, que mostraremos alguns motivos que comprovam por que investir nesse tipo de energia é uma ótima escolha. 

Benefícios da utilização de energia solar em apartamentos 

Inicialmente, é importante destacar que o primeiro benefício do uso desse tipo de energia é a sustentabilidade. Os painéis solares contribuem diretamente para a preservação do ambiente, local de morada de todos os seres vivos do planeta, reduzindo o efeito estufa e a pegada ecológica. 

Outro benefício da utilização da energia solar no seu apartamento é a redução das contas de energia. Sim, uma das maiores vantagens é a independência energética, sem a necessidade do uso da geração pública, reduzindo drasticamente a conta de luz, especialmente para aqueles que fazem uso de grandes quantidades.

Por conseguinte, sabe-se que, quanto mais se investe em um imóvel, por consequência, eleva-se o seu valor agregado. Isso quer dizer que a instalação de painéis solares em um apartamento faz com que seu valor cresça significativamente. Na realidade, é um consenso no ramo imobiliário que os imóveis com características sustentáveis possuem o valor de mercado muito mais elevado em relação aos imóveis que não o fazem. 

No final das contas, adotar esse tipo de energia fomenta o mercado nacional, bem como o crescimento da indústria nesse setor. Não existe, também, muita manutenção, visto que a limpeza periódica dos painéis solares feita anualmente já basta para mantê-los operando plenamente. Todavia, ao invés de investir diretamente no mercado tradicional como costuma acontecer, vale a pena olhar as contratações no mercado livre de energia

Na medida em que o mercado tradicional possui regulamentação estatal, preços regulados e limitação de fornecedores, o livre mercado de energia possui livre concorrência e negociação dos preços, facilitando o acesso à energia, além de proporcionar flexibilidade de escolha e contratos personalizados. 

Afinal de contas, assim como no mercado tradicional, a energia produzida no livre mercado também é distribuída por intermédio das redes de transmissão e malhas elétricas das transmissoras e distribuidoras das regiões. Funciona, portanto, como uma alternativa ao fornecimento regulamentado que muitas vezes possui preços elevados, dificultando o acesso à energia sustentável.