Nasa confirma ida a marte ainda em 2020

A NASA está convidando o público a participar de atividades e eventos virtuais antes do lançamento do Mars 2020 Perseverance Rover


Marte em 2020. Parece que a NASA resolveu se adiantar e mandar um robô ao planeta vermelho ainda esse ano. Programado para ser lançado amanhã, quinta-feira (30), às 8h50, no horário de Brasília, a missão vai levar o rover Perseverance para a superfície marciana, em um foguete United Launch Alliance Atlas V, da Space Launch, Complexo 41 na estação de força aérea de Cabo Canaveral, na Flórida.

E para acompanhar o novo passo dessa jornada espacial, a NASA está convidando o público para participar de atividades e eventos virtuais antes do lançamento do Perseverance. A cobertura ao vivo e os comentários da contagem regressiva começarão às 7h na NASA Television e no site da agência, além de YouTube, Twitter, Facebook, LinkedIn, Twitch, Daily Motion e Theta.TV. Como parte da transmissão, o cantor e compositor vencedor do Grammy, Gregory Porter, fará uma versão especial de "America the Beautiful".

Perseverance Rover

Perseverance (ou perseverança, em português) é o mais recente rover da Red Planet da NASA, projetado para procurar evidências astrobiológicas da antiga vida microbiana em Marte. Após uma viagem de sete meses, aterrará na Cratera Jezero em 18 de fevereiro de 2021. Lá, a Perseverance coletará amostras de rocha e solo para futuro retorno à Terra.

Ele também vai descrever o clima e a geologia do planeta e abrir caminho para a exploração humana do planeta vermelho. O cientista robótico, que pesa pouco menos de 1.043 kg, também carregará o Ingenuity Mars Helicopter, uma demonstração de tecnologia que marca a primeira tentativa de vôo controlado em outro planeta.

Os membros do público vão poder assistir ao lançamento virtualmente, recebendo atualizações da missão e oportunidades normalmente recebidas pelos convidados no local. A experiência de lançamento virtual da NASA para o Mars 2020 Perseverance rover inclui: uma visão dos bastidores da missão; filtros de realidade aumentada; acesso a uma comunidade social envolvente da NASA; um convite para enviar vídeos para fazer parte da transmissão de lançamento televisionada; kits de ferramentas para estudantes; a chance de tirar uma foto de lembrança em nosso Mars Photo Booth; e a oportunidade de enviar seu nome para Marte!

"Mais de 112.000 pessoas registradas para serem nossos convidados virtuais no lançamento do voo de teste SpaceX Demo-2 da NASA em maio, que foi a primeira vez que a agência ofereceu esse tipo de experiência de lançamento ao público", disse o administrador associado de comunicações da NASA Bettina Inclán . "Para o lançamento do rover Mars 2020 Perseverance, esperamos que mais pessoas se juntem a nós enquanto #CountdownToMars!"

Para saber e acompanhar as informações sobre o Perseverance clique aqui.