Nokia volta a lançar celulares no Brasil após 7 anos

Pela primeira vez desde 2013, um celular da Nokia é oficialmente lançado no Brasil


Após ser adquirida pela Microsoft, a marca Nokia está de volta ao mercado nacional de smartphones. O primeiro smartphone desta "nova Nokia", agora sob comando da finlandesa HMD Global, no Brasil é o Nokia 2.3, um smartphone Android de entrada que será distribuído em parceria com a Multilaser.

A tela LCD de 6,2 polegadas ocupa quase toda a frente do aparelho, com exceção de um "queixo" abaixo dela e um notch para a câmera frontal de 5 MP no topo. Na traseira há duas câmeras, uma principal de 13 MP e uma secundária de 2 MP, que serve como sensor de profundidade.

A bateria interna tem capacidade de 4.000 mAh e segundo a fabricante tem autonomia de "dois dias". Curiosamente, não há um sensor de impressões digitais, algo comum em quase todos os smartphones do mercado. O design do aparelho é bem elegante, com versões nas cores dourada, cinza ou verde.

O sistema operacional é o Android 9 Pie, mas a Nokia promete atualizações de sistema por dois anos e correções mensais de segurança por três anos. Segundo o site Tecnoblog, a empresa afirma que o Android 10 será liberado para o aparelho "nas próximas semanas".

A Multilaser irá atuar como distribuidora e pós-venda (suporte e assistência técnica) da Nokia no Brasil, e inicialmente os aparelhos serão importados. Há estudos para a produção nacional, mas sem prazo para que isso aconteça.

O Nokia 2.3 já está à venda nas lojas online da Americanas, Submarino, Shoptime e Pernambucanas, com preço sugerido de R$ 899.