A Transformação Digital (TD) é um conceito que tem se destacado cada vez mais no cenário empresarial atual. Essencialmente, trata-se de um processo que utiliza meios tecnológicos digitais para solucionar questões do dia a dia das empresas, como queda de produtividade, melhoria da agilidade, eficácia e desempenho. A adaptação da estrutura nas empresas para incorporar essas novas ferramentas é uma tendência em ascensão no mercado.
Diversas ferramentas tecnológicas surgem com a promessa de transformar o futuro das corporações. A constante evolução tecnológica traz novas soluções para problemas cotidianos do mundo corporativo. Conheça alguns processos que são tendências a seguir.
Aumento no uso da automação
A automação de processos empresariais tem sido amplamente difundida nos últimos tempos e a tendência é que cada vez mais atividades consideradas de alto risco para as pessoas ou que envolvam tarefas repetitivas sejam substituídas pela automação, visando a eliminação de erros e a aceleração dos procedimentos.
As vantagens da implementação da automação são inúmeras e incluem a possibilidade de tomada de decisões mais precisas. Entretanto, é importante ressaltar que a capacitação da mão de obra é fundamental para operar essas novas tecnologias e garantir o correto funcionamento de todas as etapas dos processos.
Aumento dos aparelhos conectados à internet
O avanço da tecnologia 5G impulsiona a expansão da Internet das Coisas (IoT), fazendo com que as empresas invistam cada vez mais em conectividade. Com múltiplos dispositivos conectados simultaneamente, é possível controlar e obter informações sobre equipamentos e processos produtivos de forma muito mais eficaz e precisa.
Análise de dados e o uso da inteligência artificial
A coleta e análise de dados é uma essencial na transformação digital das empresas e vem ganhando cada vez mais importância. Através da análise desses dados é possível rastrear todo o processo produtivo, desde o recebimento das matérias-primas até a entrega do produto final.
A combinação desses dados com inteligência artificial (IA) pode gerar resultados positivos, possibilitando melhorias internas e a otimização da cadeia produtiva. A IA é capaz de realizar análises precisas e entregar relatórios com rapidez, permitindo a correção de possíveis falhas e a construção de uma cadeia mais fluida.
Além disso, esses dados permitem entender a jornada do cliente desde o primeiro contato até a entrega do produto, possibilitando a criação de um atendimento personalizado e automatizado através da IA. Isso inclui a antecipação das demandas do cliente e a criação de experiências mais satisfatórias.
Todas essas informações coletadas também podem ser utilizadas na forma como a empresa atua na internet. Com base nos dados, é possível criar, por exemplo, um site para imobiliárias ou outros empreendimentos, muito mais completo e personalizado para o usuário, incluindo informações relevantes que podem aumentar a conversão de vendas.
Essa análise de dados, atrelada à IA, também pode ajudar a empresa a definir estratégias de marketing digital, aprimorando o atendimento ao cliente e a empresa, se comunicando com o público.