A área de protótipos da Volkswagen do Brasil concluiu, este ano, o projeto da construção de veículos de testes para uma das marcas do grupo, a Skoda. O propósito da colaboração foi o desenvolvimento de modelos para a comercialização exclusiva em mercados no exterior.
"O projeto foi um sucesso e serve de exemplo para o futuro, como um padrão de operações entre todas as marcas do grupo VW", destaca David Vanek, gerente de Protótipos Skoda.
No total, foram construídos veículos, carrocerias e plataformas, em grande parte com direção Right Hand Drive (Direção do Lado Direito), e montados em sinergia com o processo produtivo. Entre as ações criadas pelo time, com foco em reduzir o tempo e os custos, foi realizar a produção exclusivamente na planta de São José dos Pinhais/SP.
Realidade Aumentada
Ao longo da construção dos veículos, a área de Engenharia de Protótipos fez uso de equipamentos de realidade aumentada, que torna os processos cada vez mais eficientes.
"Todos os envolvidos nesse projeto estiveram comprometidos em manter o cronograma de construção e exportação dos veículos, mesmo com as dificuldades enfrentadas com a pandemia do novo coranavírus.", afirma Francis Aires, gerente da Engenharia de Protótipos da Volkwagen Brasil.
Com a aplicação dessa tecnologia, foi possível a verificação de 100% das carrocerias, garantindo que as correções fossem feitas de forma rápida e, assim, possibilitando um trabalho com maior precisão e alto nível de qualidade. Cada vez mais, o uso de novas tecnologias possibilitam a redução do tempo, custo dos projetos e ainda permitem uma maior integração e motivação de toda equipe.