Volkswagen Nivus estreia com plataforma exclusiva de conectividade

VW Play estreia no Nivus e marca uma nova era em conectividade, streaming e serviços


Desenvolvido 100% na América Latina, o Nivus é a cara da Nova Volkswagen e traz uma inédita plataforma de tecnologia. Capaz de ler praticamente todos os formatos de mídia, reunindo informações do veículo, do sistema de som, de conectividade (sem fios para IOS), de streaming de conteúdo, de aplicativos e de serviços, o VW Play é um novo "device", um dispositivo tecnológico, semelhante a um smartphone ou tablet, e marca também a estreia da VW Play Apps, uma loja de aplicativos exclusiva.

Fruto de um desenvolvimento de três anos, o sistema traz para dentro do carro o que antes estava no celular. Para isso, oferece memória de 10GB para salvar mídias e aplicativos (esse espaço é suficiente para armazenar 25 aplicativos do tamanho do Waze, por exemplo). Um ótimo benefício de conveniência e conforto, sem falar que poupa bateria e espaço do seu smartphone.

"O VW Play é um marco tecnológico na indústria e traz uma série de benefícios para os clientes. Ele foi desenvolvido com base em pesquisas com usuários e pensado na usabilidade real do cliente. É um recurso que é a cara da Nova Volkswagen, com foco total na digitalização e que abre várias oportunidades de novos modelos de negócios para a marca", afirma Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen para a América Latina.

O VW Play é uma das principais inovações do Nivus, que vai revolucionar o mercado e inaugurar um novo segmento em 2020. Assim como o Nivus, o VW estreia no Brasil e, em breve, estará em muitos mercados no mundo, com usabilidade intuitiva e recursos para personalizá-lo.

Duas telas digitas sem botões físicos

Desenhada na América Latina, a dinâmica de funcionamento do VW Play foi inspirada no uso de um smartphone. Ela conta com padrões intuitivos do mundo digital, tais como o slider entre telas (aquela função de deslizar o dedo na tela de um lado para o outro para trocar de ambiente de navegação), função volume sensível ao toque (há uma barra crescente na horizontal que, mesmo que o carro passe em um buraco enquanto se ajusta o volume, por exemplo, o sistema "entende" a ação desejada) e botão "home", que volta para tela inicial.  

Wi-fi

Se você já paga uma conta de celular ou de internet sem fio na sua residência, por que ter outra conta para a internet do seu carro? Foi pensando nisso que a Volkswagen habilitou o recurso de conexão com a internet do VW Play, seja por roteamento de celular ou por um wi-fi. Ao ser conectado, o sistema oferece as mesmas funções de um dispositivo de tecnologia. Ou seja, busca músicas, baixa aplicativos, atualiza rotas no sistema de navegação.

Espelhamento sem fio

O VW Play tem a mais moderna interação com smartphones disponível no mercado. Para os smartphones com sistema iOS, o VW Play oferece a opção de pareamento sem fio. Trata-se do primeiro carro nacional a chegar ao mercado com essa tecnologia, que, além de conveniência, colabora com a segurança, uma vez que não é preciso deixar exposto o seu celular.

O VW Play também oferece conectividade com o Android Auto para celulares que usam o sistema operacional Android.

Vídeos em alta definição

Além de reproduzir vídeos de alta definição, a tela do VW Play utiliza uma tecnologia que permite a visualização do que está sendo exibido em qualquer ângulo, ou seja, motorista, carona e passageiros do banco de trás têm a mesma nitidez de imagem. Entretanto, como medida de segurança, os vídeos não são reproduzidos com o carro em movimento.

Modo vallet: a medida de segurança

Para garantir a privacidade das informações do VW Play, o sistema tem o recurso "Modo Vallet". Basta clicar no ícone desta função (é possível também programá-la para entrar em funcionamento automaticamente todas as vezes que se abre a porta do motorista, por exemplo) que o sistema bloqueará todas as informações. O VW Play só desbloqueará o sistema se a senha de quatro dígitos (definida previamente) foi inserida.