As inscrições para o concurso TST foram encerradas no dia 22 de setembro.
O edital divulgado pelo órgão oferece cerca de 52 vagas com início imediato.
As vagas são destinadas a técnicos e analistas judiciários. De acordo com o edital, serão distribuídas da seguinte maneira:
Técnico Judiciário (nível médio)
Área Administrativa – 22 vagas
Segurança Judiciária – 2 vagas
Programação – 17 vagas
Analista Judiciário (nível superior)
Área Administrativa – 3 vagas
Área Judiciária – 3 vagas
Análise de Sistemas – 1 vaga
Contabilidade – 1 vaga
Suporte em Tecnologia da Informação – 1 vaga
Taquigrafia – 2 vagas
Como são as provas
A aplicação do exame está prevista para o dia 19 de novembro, sendo que no período da manhã a prova será realizada para os candidatos de nível médio e à tarde aos candidatos de nível superior.
As provas são objetivas e de caráter classificatório e eliminatório. Todos os candidatos farão uma prova objetiva com 30 questões de conhecimentos básicos e 40 questões de conhecimentos específicos. Além disso, os candidatos devem fazer provas discursivas e, para os de nível superior interessados nas vagas de Suporte em TI, Análise de Sistemas e Contabilidade, será cobrado estudo de caso de acordo com as necessidades das vagas.
Aqueles interessados nos cargos de Técnico em Segurança Judiciária não precisarão fazer provas discursivas. No entanto, devem realizar o teste de Prática de Capacidade Física. Já os candidatos de Taquigrafia serão avaliados por meio de uma prova prática.
Para se preparar para o exame e alcançar a tão sonhada vaga, é fundamental começar a estudar o quanto antes. Por isso, leia o edital do concurso e estude os conhecimentos cobrados, sobretudo a legislação trabalhista. Uma boa dica para ficar pronto para a prova é testar os conhecimentos com as edições anteriores do concurso e fazer simulados na internet.