Concurso TST está com prova prevista para novembro: saiba como se preparar

Novo certame do Tribunal Superior do Trabalho oferece 52 vagas com remuneração de até 14 mil


As inscrições para o concurso TST foram encerradas no dia 22 de setembro.

O edital divulgado pelo órgão oferece cerca de 52 vagas com início imediato.

As vagas são destinadas a técnicos e analistas judiciários. De acordo com o edital, serão distribuídas da seguinte maneira:
 

Técnico Judiciário (nível médio)

Área Administrativa – 22 vagas

Segurança Judiciária – 2 vagas

Programação – 17 vagas

Analista Judiciário (nível superior)

Área Administrativa – 3 vagas

Área Judiciária – 3 vagas

Análise de Sistemas – 1 vaga

Contabilidade – 1 vaga

Suporte em Tecnologia da Informação – 1 vaga

Taquigrafia – 2 vagas

Como são as provas

A aplicação do exame está prevista para o dia 19 de novembro, sendo que no período da manhã a prova será realizada para os candidatos de nível médio e à tarde aos candidatos de nível superior.

As provas são objetivas e de caráter classificatório e eliminatório. Todos os candidatos farão uma prova objetiva com 30 questões de conhecimentos básicos e 40 questões de conhecimentos específicos. Além disso, os candidatos devem fazer provas discursivas e, para os de nível superior interessados nas vagas de Suporte em TI, Análise de Sistemas e Contabilidade, será cobrado estudo de caso de acordo com as necessidades das vagas.

Aqueles interessados nos cargos de Técnico em Segurança Judiciária não precisarão fazer provas discursivas. No entanto, devem realizar o teste de Prática de Capacidade Física. Já os candidatos de Taquigrafia serão avaliados por meio de uma prova prática.

Para se preparar para o exame e alcançar a tão sonhada vaga, é fundamental começar a estudar o quanto antes. Por isso, leia o edital do concurso e estude os conhecimentos cobrados, sobretudo a legislação trabalhista. Uma boa dica para ficar pronto para a prova é testar os conhecimentos com as edições anteriores do concurso e fazer simulados na internet.