Construção impulsiona geração de empregos e Prefeitura de São José dos Campos investe em qualificação profissional

Cidade teve saldo positivo de mais de mil empregos no mês de abril deste ano


A cidade de São José dos Campos registrou saldo positivo de 1.075 empregos com carteira assinada em abril deste ano, de acordo com os dados divulgados pelo Ministério do Trabalho e Previdência através do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

No acumulado do ano, São José já registra um saldo positivo de 2.891 empregos, e nos últimos 12 meses foram gerados impressionantes 8.840 postos de trabalho.

A liderança na geração de empregos em abril ficou por conta do setor da Construção Civil, que apresentou um saldo positivo de 389 vagas. Em seguida, destacam-se os setores de Serviços (295), Comércio (241), Indústria (142) e Agropecuária (8).

Consciente da importância da qualificação profissional para a inserção no mercado de trabalho, a Prefeitura de São José tem investido em cursos de capacitação, visando ampliar as chances de recolocação dos trabalhadores.

No ano passado, mais de 28.500 vagas foram oferecidas pelo Programa Qualifica São José, e o número de inscrições ultrapassou a marca de 50 mil interessados. Em 2023, a expectativa é disponibilizar 30 mil vagas no Qualifica São José.

Essa ampliação de vagas e a criação de novos cursos estão previstas no Plano de Gestão 2021/2024. Todos os cursos oferecidos são gratuitos e podem ser ministrados tanto na modalidade presencial quanto na modalidade EaD (Ensino a Distância).