O Governo de São Paulo autorizou a abertura de 4,4 mil vagas para o cargo de soldado de 2ª classe da Polícia Militar. A publicação foi oficializada nesta terça-feira (15) no Diário Oficial do Estado (DOE), e prevê a realização de dois editais, com 2,2 mil vagas cada, sendo o primeiro com abertura prevista para agosto de 2025 e o segundo para janeiro de 2026.
O salário inicial para o cargo é de R$ 4.825,21. Para concorrer, os candidatos precisam atender a alguns requisitos básicos, como ter entre 17 e 30 anos, estar em dia com as obrigações eleitorais e militares, além de cumprir a altura mínima exigida: 1,55m para mulheres e 1,60m para homens.
O processo seletivo será composto por cinco fases, incluindo exames de conhecimentos, avaliação psicológica, teste de aptidão física, análise de conduta social, reputação e idoneidade, e verificação de documentos. A seleção busca reforçar o efetivo da PM com profissionais capacitados para atuar na segurança pública do estado.
Desde 2023, o governo estadual já autorizou a criação de 14,4 mil vagas na Polícia Militar, como parte da estratégia de fortalecimento do policiamento ostensivo e preventivo em todo o território paulista.
Atualmente, a PM de São Paulo conta com 3,5 mil soldados de 2ª classe e 645 alunos-oficiais em formação. Além disso, 7,3 mil policiais militares, incluindo 101 tenentes do quadro de saúde, já foram formados recentemente, evidenciando o investimento contínuo na ampliação do efetivo policial.