313 Anos - Bom dia Pindamonhangaba!


Rua Bicudo Leme, uma das mais antigas da cidade de PindamonhangabaRua Bicudo Leme, uma das mais antigas da cidade de Pindamonhangaba (Foto : Arquivo Pessoal)

Quem constroi uma grande cidade é sempre aquele grupo de cidadãos mais comprometidos com o futuro do que com seus próprios interesses. E o passado nos presenteou com essa gente ousada e de coração forte. Pindamonhangaba comemora neste dia 10 de julho mais um aniversário de emancipação política. Esse desmembramento de Taubaté há 313 anos não ocorreu sem que houvesse o empenho de um povo bravo e consciente da difícil demanda a se empreender.

Verdadeira terra de bandeirantes na região. É isso mesmo! Os sertanistas moravam aqui, haja vista o grande número de viscondes e barões do café que, nessas proeminentes paragéns edificaram construções suntuosas e deixaram para posteridade um grande patrimônio histórico-arquitetônico. E foi a partir dessa disputa, pelo ouro que os pindenses traziam de Minas Gerais - mas tinham que enviar para a sede da comarca em Taubaté - é que a gente sobranceira da Princesa do Norte se mobilizou e foi em busca de seu destino.

Contada por vários historiadores, a história do município diz que em fins do século 17 o crescimento do vilarejo motivava essa separação e quis o destino que passasse pela vila um certo dia o Ouvidor Geral da Comarca de São Paulo de Piratininga. Era ele o Desembargador João Saraiva que ouviu os reclamos da população e tomou a atitude de assinatura do ato que elevou o povoado à Vila, o que desagradou a comarca de Taubaté.

Os taubateanos comunicaram seu protesto ao Rei de Portugal, D. Pedro II (outro D. Pedro II que nada tem a ver com aquele que seria o segundo imperador do Brasil dois séculos depois). No entanto, o Rei de Portugal estava adoentado e quem analisou a questão foi sua esposa a Rainha Dona Catarina que considerou ilegal o ato de emancipação. Os pindenses reconheceram o erro e pediram perdão à Sua Majestade.

Quando tudo parecia ter acabado mal para os pindamonhangabenses, eis que Dona Catarina reconheceu a humildade do povo de Pindamonhangaba e reconsiderou sua decisão, assinando no dia 10 de julho de 1705 a Carta que criava a Emancipação Político-Administrativa de Pindamonhangaba em relação à Taubaté.


Pindamonhangaba comemora mais um aniversário com os olhos no futuroPindamonhangaba comemora mais um aniversário com os olhos no futuro (Foto : Arquivo Pessoal)Hoje, uma cidade que caminha rapidamente para os 200 mil moradores, Pindamonhangaba festeja seu destino de entrar futuramente para o rol das grandes potências do Estado de São Paulo, tendo em vista a enorme área plana de seu território, propícia para grandes investimentos e sua privilegiada localização geográfica entre as duas maiores metrópoles do país.

Parabéns Princesa do Norte! Que Deus prepare os grandes líderes que despertarão para conduzir os destinos alvissareiros de seu povo.