Centro cultural de Taubaté presta homenagem ao patrono Toninho Mendes

São quatro painéis pintados sobre lonas vinílicas emoldurados que compõem um belíssimo acervo original aberto ao público.


Nesse mês de setembro, Toninho Mendes, artista taubateano e patrono do Centro Cultural, completaria 76 anos. Por esse motivo, a Prefeitura de Taubaté, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, presta esta homenagem póstuma ao artista e convida a todos para conhecerem parte de seu acervo no Centro Cultural que carrega seu nome.

São quatro painéis pintados sobre lonas vinílicas emoldurados, medindo 2m x 3m, que compõem um belíssimo acervo original aberto ao público.

UM ARTISTA COM ALMA

Antonio Mendes da Silva nasceu em Taubaté no dia 4 de setembro de 1947, mas logo mudou-se com a família para Redenção da Serra, onde permaneceu até 1974.

O contato com a arte nasceu dentro de casa. "Meu pai trabalhava nos Correios, mas sempre pintou muitos quadros. Sempre convivi com a arte", contava sempre Toninho.

Além do pai, outra influência foi Mestre Justino, considerado por ele o Portinari do Vale. A convivência entre os dois foi intensa, a ponto de Mestre Justino pedir, já em seu leito de morte, para que Toninho tomasse conta de seus painéis.

Começou a carreira artística aos 18 anos, pintando com o artista Adão Silvério o salão de cinema de Redenção da Serra. Em 1964 conheceu o Mestre Justino, de quem passou a ser ajudante na criação de murais, como da Catedral de Nossa Senhora da Redenção da Serra, preservado no prédio do antigo Departamento de Educação e também a biblioteca municipal do Parque Dr. Barbosa de Oliveira em Taubaté.

Toninho Mendes oi responsável pela restauração de obra de Cândido Portinari e da imagem do Cristo Crucificado da Igreja da Vila das Graças.

Em 2010, quando comemorou 45 anos de atividades artísticas, o artista foi homenageado com uma exposição comemorativa no Centro Cultural Municipal com seus melhores trabalhos. Ali, 90 de suas obras mostravam a trajetória do artista.

Os quadros de Toninho cruzaram o Atlântico e aportaram na França, na Rússia e até mesmo no Japão, entregue a um dos diretores da multinacional Monsanto. No currículo do artista também consta uma exposição coletiva em Cuba. "Já pintei muitos quadros, que até perdi a conta. Essa exposição conta um pouco da história da minha vida nesses últimos 45 anos e também aproveito para apresentar uma nova fase do meu trabalho", dizia Toninho.

A Câmara de Taubaté abriga dois painéis e uma reprodução de uma obra de Mestre Justino.

Toninho participou de inúmeras exposições em todo o Brasil. Há pouco tempo, uma de suas últimas mostras que expôs suas obras foi Prática Esportiva no Vale desenhada em Naif no Sesc Taubaté, na qual fez em seu mural uma homenagem ao centenário do Esporte Clube Taubaté.

Como discípulo e colaborador de Mestre Justino, Toninho foi contratado pela Prefeitura no início de 2013 para restaurar as cerca de 50 obras de Justino localizadas em prédios públicos da cidade.

Autor de oito livros sobre artes plásticas, Toninho Mendes faleceu em Taubaté dia 18 de maio de 2014. Foi casado com Nair Pereira de Barros Silva, deixou os filhos André Luiz ítalo da Silva e Alessandra da Silva Barroso, e os netos Pedro da Silva Albuquerque Barroso e Davi da Silva Albuquerque Barroso.