A Cia Quase Cinema, uma das mais destacadas companhias de Teatro de Sombras do país, apresenta os espetáculos "SomBRáfrica" e "O Segredo da Chuva" no Teatro Municipal de Ubatuba nos dias 18 e 19 de fevereiro, com entrada gratuita. A Cia. Quase Cinema comemora 20 anos de existência com a circulação dos espetáculos e celebra o Teatro de Sombras, linguagem que baseia a companhia. O contato direto com o público é também uma de suas maiores vertentes, aproximação reforçada nesta circulação, que passa por 15 cidades com programação gratuita e aberta a todos os públicos.
A peça "SomBRáfrica" versa sobre a diáspora africana, misturando dança, ritmos e imagens, mostrando o protagonismo da cultura afro-brasileira na formação da nossa alma e revelando os caminhos que o Teatro de Sombras contemporâneo vem trilhando no Brasil. Já a peça "O Segredo da Chuva" é baseada no texto do escritor indígena Daniel Munduruku e conta a história do menino Lua, que, com sua força e coragem, salva seu povo da destruição ambiental, fruto das mudanças climáticas.
Ambas as produções trazem em sua essência muito do que é a Cia. Quase Cinema: um grupo que relembra e resgata, através do teatro, a relação com a natureza, com a ancestralidade e com o legado que pode ser passado para as próximas gerações por meio da contação de histórias. O potencial deste impacto se dá no Teatro de Sombras, com um toque de magia e comunhão com públicos diversos, de todas as idades e em diferentes espaços, sejam eles palcos fechados ou palcos improvisados nas ruas das cidades onde passam.
"Nossa pesquisa vem da vontade de ir para a rua com as sombras, vivenciar o risco de estar entre a vida urbana, criar performances de sombras gigantes projetadas na arquitetura. Esta aventura se desdobrou em espetáculos que incorporam a cidade como parte da obra", conta Ronaldo Robles, co-criador da Cia. Quase Cinema. "Viajamos para festivais no Brasil e no mundo, adquirimos uma sede em Taubaté, iniciamos o Festival Internacional de Teatro de Sombras há 11 anos e o Centro de Estudo das Sombras em parceria com a Universidade de Brasília. Dentre as mais recentes conquistas, nos apresentamos na África e para crianças nos campos de refugiados na Europa."
Produtor e criador das peças junto com Silvia Godoy, Ronaldo destaca ainda: "Celebrar com o público é o principal. As pessoas são o motivo que nos faz prosseguir pesquisando, porque a poesia só se concretiza no outro." É para essa aproximação que são criadas as oficinas, atividade constante no percurso da Cia. Quase Cinema. Na programação de comemoração de 20 anos da companhia, os encontros serão voltados ao compartilhamento da técnica do Teatro de Sombras com crianças, professores e artistas interessados. A circulação celebra essa jornada ininterrupta da companhia e propõe uma imersão no universo do Teatro de Sombras a partir de suas pesquisas e aprofundamentos.