Em Pindamonhangaba, Museu Histórico e Pedagógico realiza exposição "Santa Casa de Misericórdia"

Trâmites para doação do acervo da Santa Casa para o museu histórico começaram em fevereiro


O Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina está sediando a exposição "Santa Casa de Misericórdia", que celebra os 160 anos da instituição. No sábado (2), membros da Santa Casa, da Secretaria de Cultura e Turismo de Pindamonhangaba, e várias autoridades, dentre elas o prefeito de Pindamonhangaba, Dr. Isael Domingues, se reuniram para a abertura da exposição, que acontece de terça-feira até domingo, das 9 às 17 horas, no Museu.

Ao todo a Santa Casa de Misericórdia doou ao Museu 79 itens, entre aparelhos de uso médico até quadros de personalidades históricas do município. O memorial da Santa Casa de Misericórdia foi organizado e reunido pelo ex-provedor, Luiz Carlos Loberto, o Cacaio.

Os trâmites para doação do acervo de seu memorial para o museu histórico começaram em fevereiro e depois de visitas técnicas e reuniões entre as equipes e o aval da comissão de acervo do museu histórico, com a efetivação ocorrendo em julho de 2023.

O provedor da Santa Casa, Decio Prates da Fonseca, explicou que "a transferência do acervo da Santa Casa, de autoria do homenageado, o saudoso Cacaio, referente ao memorial histórico da Santa Casa a este conceituado Museu, para uma exposição de longa duração, proporcionará maior visibilidade da população de Pindamonhangaba".

"A aquisição do acervo do memorial da Santa Casa é muito importante por contribuir para contar um pouco mais da história do município e por sua história estar ligada à desse museu. Não podemos deixar de exaltar a memória do ex-provedor Cacaio, pelo trabalho magnânimo que foi de reunir e salvaguardar a história da Santa Casa", disse o gestor cultural do Museu Histórico, Mauro Celso Barbosa.

Com 160 anos de história a Santa Casa de Misericórdia de Pindamonhangaba desempenhou grande importância para o município e tem relação estreita com a história do Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina. Antônio Salgado Silva, o Visconde da Palmeira, dono do Palacete Palmeira (sede do Museu Histórico), foi o 1º provedor da Santa Casa de Misericórdia e um dos seus grandes colaboradores. Outro fato que liga as duas instituições ocorreu em 08 de maio de 1931 quando a Santa Casa adquiriu o prédio do museu histórico.

O prefeito de Pindamonhangaba, Dr. Isael Domingues, agradeceu à equipe da Santa Casa pelo ato. "Uma instituição centenária, conhecida por prestar um excelente serviço de saúde à população, e agora também mostra seu lado cultural, histórico, com a transferência do acervo. Ficamos muito honrados com este ato e agradecemos ao Conselho da Santa Casa, ao provedor, direção e todos envolvidos no processo. Tenham certeza que todo o acervo será muito bem cuidado pela equipe do Museu e ficará em exposição para que a população tenha acesso aos equipamentos, imagens e documentos que retratam a história da Santa Casa e também de Pindamonhangaba", declarou Dr. Isael.