Em São José dos Campos, Museu do Folclore define programação na 21ª Semana de Museus

Fogão à lenha será tema do segundo dia do Diálogos sobre Folclore durante Museu Vivo especial


O Museu do Folclore de São José dos Campos participa, mais uma vez, da Semana Nacional de Museus, que neste ano chega à sua 21ª edição, com o tema Museus, sustentabilidade e bem-estar. O evento ocorre nacionalmente envolvendo museus de todo o Brasil e, neste ano, será realizado de 15 a 21 de maio.

A presença do Museu do Folclore será marcada por diferentes atividades nos dias 16 (à tarde e à noite), 17 (dia inteiro) e 21 de maio (à tarde), quando acontecerão oficina de artesanato, palestra (formato virtual), roda de conversa e workshop. Toda a programação é gratuita e dispensa inscrição prévia.

A Semana Nacional de Museus é promovida pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), a partir de tema sugerido pelo ICOM (Conselho Internacional de Museus) para o Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio.

O objetivo da edição deste ano é destacar a importância dos museus como espaços que promovem o bem-estar e a sustentabilidade.

- Dia 16 (terça-feira)

Rodas de Artesanato: 14h às 17h

Artes manuais e reutilização de materiais, com a participação da artesã e artista Rejane Aleixo (área externa do museu).

Diálogos sobre Folclore: 19h30 às 21h

Saberes e Fazeres das Construções Populares: técnicas, contextos e relações

Webnar com a participação de José Donizetti Costa (Biscuit), Rafael Vieira da Silva, Raphael Amaral, Damiana Francisco e Fábio Bueno. Mediação: Camila Inês.

(Transmissão pelo Google Meet e Facebook do Museu do Folclore - Inscrições pela plataforma Sympla)

- Dia 17 (quarta-feira)

Workshop Desvendando o Desenvolvimento Sustentável nos Museus: 14h

Participação do Museu do Folclore, com apresentação sobre práticas educativas.

CEFE (Centro de Formação do Educador) - Av. Olivo Gomes, 250 - Santana.

- Dia 21 (domingo)

Diálogos sobre Folclore no Museu Vivo: 14h às 17h

Histórias e usos do fogão à lenha

Roda de conversa, com a participação dos fazedores Henrique Marcos de Oliveira, José Donizetti Costa, Duglaci Souza Thompson, Cristina Alves, Damiana Francisco, Alessandra Coelho, Josefa Vieira da Silva e Saturnino de Barros Silva (área externa do museu).

 

*com informações da prefeitura de SJC.