Caçapava recebe nesta semana as ações do projeto Um Furo No Muro, aprovado na Lei Paulo Gustavo no município, por meio do Edital Nº 18/SMCT/2023. Um Furo No Muro é um projeto que registra histórias de personagens do município. São oito documentários e uma exposição fotográfica. A première dos filmes acontece nesta quinta-feira, dia 9 de maio, às 19h, no Centro Cultural Ruy Barbosa (Praça Dr. Pedro de Toledo, 136) e o lançamento oficial da exposição, que mede mais de 100m², será no dia 11 de maio, sábado, às 10h, no Mercado Municipal de Caçapava, data em que os filmes também ficarão disponíveis no site umfuronomuro.com.br .
Dividido em etapas, a primeira fase de Um Furo No Muro recolheu indicações populares por meio do site do projeto. Foram mais de 120 recomendações, destas, 25 personagens iniciais foram escolhidos. A segunda etapa contou com entrevistas e uma curadoria detalhada, resultando nos oito personagens que terão seus retratos estampados nos muros do Mercado Municipal e suas histórias contadas em curtas-metragens (VEJA ABAIXO QUEM SÃO OS PERSONAGENS).
Idealizado por Sérgio Veríssimo Bigu, o projeto nasceu da vontade de apresentar à cidade um pouco daquilo que compõe o seu DNA, as pessoas e suas vivências. Segundo ele, o objetivo foi criar uma atmosfera de pertencimento e fazer do mercadão uma plataforma cultural e artística.
"Todos somos protagonistas e capazes de influenciar positivamente outras pessoas. Mas ter a possibilidade de escolher 8 histórias dentre dantas, garantiu ao projeto a oportunidade de produzir documentários realmente muito emocionantes", afirma.
A exposição física ficará disponível na fachada do Mercado Municipal, ocupando 100m² de impressão explorando a técnica de instalação lambe-lambe, sendo uma das maiores exposições fotográficas outdoor do Vale do Paraíba. Os retratos foram produzidos por Marco Antonio da Silva Vieira, jovem fotógrafo do Parque Eldorado, que capturou a essência de cada um dos 8 protagonistas do projeto.
Um Furo No Muro é um dos destaques que a Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022) vai potencializar na cidade de Caçapava, importante ferramenta para o impulsionamento do mercado cultural e o fomento de um espaço de encontro comum e popular, impactando diretamente a população local. O projeto é uma produção Studio Play Marketing com apoio da Prefeitura Municipal de Caçapava. Projeto aprovado na Lei Paulo Gustavo.
VEJA QUEM SÃO OS HOMENAGEADOS
Dona Georgina - Escravizada na juventude e sem direito à educação, criou 17 filhos. Aos 97 anos de vida, compartilha uma história surpreendente. Valéria Bonifácio - Das partidas em Caçapava a Copa do Mundo de Futebol. Uma verdadeira história de superação e vitórias. Darcy Breves - Uma vida inteira dedicada à educação e à pesquisa da cultura popular em Caçapava. Fauzer Leandro - Ele viu a vida do filho escorrer pelas mãos mas nunca desistiu. "Minha vida pela dele até o fim!" Piteco - O artista plástico que coloriu a Cidade Simpatia pelos quatro cantos da cidade e hoje enfrenta a perda da visão. Sr Adônis - Diácono ativo na tradição de Corpus Christi, ele nos conta como era a Caçapava dos anos 60. Reinaldo Montalvão - Um rosto presente na TV e na internet, o caçapavense que ganhou o Brasil com as artes cênicas. Dona Vilma - Mais de 120 anos de empreendedorismo em cinco gerações na produção de doce caseiro em Caçapava.