A Prefeitura de Ilhabela preparou uma programação especial para comemorar o primeiro aniversário do Museu da Cultura Afro-Brasileira, o único do gênero no Litoral Norte de São Paulo. As comemorações começaram no sábado e seguem até terça-feira (13/5), com uma série de atividades culturais e educacionais abertas ao público.
No sábado, o jardim do museu, localizado na Fazenda Engenho D'Água, recebeu o grupo Terreirão do Samba SP. A apresentação faz parte de um projeto desenvolvido em parceria com a Associação de Sambistas Terreiros e Comunidades do Samba de São Paulo (ASTEC SP), o Instituto Cultural e Social Imperador da Ilha e o mandato da deputada estadual Leci Brandão.
Já na terça-feira, 13 de maio, data que marca a Abolição da Escravatura no Brasil, a programação se volta à valorização da cultura e da educação. As atividades começam às 8h30 e seguem até as 21h30, com destaque para apresentações de capoeira, maracatu, boi de conchas, contação de histórias sobre a Congada de Ilhabela, batalhas de rima e shows musicais com o DJ Kost e o MC Murão.
Inaugurado em 13 de maio de 2024, o Museu da Cultura Afro-Brasileira de Ilhabela tem como missão preservar e valorizar a memória afro-brasileira e sua influência na história e no cotidiano da cidade. Instalado no Parque e Fazenda do Engenho D'Água, o espaço reúne documentos, objetos e referências que retratam desde o período da escravidão até a rica herança cultural deixada pelos povos negros, passando pela capoeira, culinária, música, religiosidade, arte e festas tradicionais.
Programação - 13 de maio (terça-feira)
8h30 às 21h30 - Programação educacional e cultural: 9h - Visita guiada com escolas 9h30 - Apresentação de Capoeira 10h - Apresentação do Boi de Conchas 11h - História da Congada de Ilhabela 13h - Visita guiada com escolas 13h30 - Apresentação do Boi de Conchas 14h - Apresentação de Capoeira 15h - Visita guiada com escolas 16h - Apresentação de Maracatu 17h - DJ Kost 18h - Batalha da Ponte 19h - MC Murão 20h - Encerramento com apresentação de Maracatu