IPHAN visita Pindamonhangaba para tombamento federal do Palacete 10 de Julho

O espaço já é tomabado em nível estadual e agora busca reconhecimento nacional


Pindamonhangaba recebeu, nesta terça-feira (4), visita dos técnicos do IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional para vistoriar o Palacete 10 de Julho. A arquiteta Eneida Ferraz, a museóloga Patrícia Ferroni e André Bazzanella, chefe da Casa do patrimônio do Vale do Paraíba, foram recebidos pelo secretário de Cultura e Turismo, Alcemir Palma.

A visita teve como objetivo fazer os últimos registros para o processo de tombamento federal que vem desde o final dos anos 60 do Palacete 10 de Julho, que já é tombado pelo CONDEPHAAT. O acompanhamento, a apresentação do prédio como sede da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Departamento de Cultura e Turismo e o Arquivo Histórico foi feita pelo secretário Alcemir.

O prédio se destaca por sua beleza e técnica construtiva do final século XIX. Também foi possível constatar pelos técnicos todas as etapas para a pintura da área externa que teve início em junho e com previsão de término em oito meses. "Futuramente, teremos o primeiro imóvel tombado pelo IPHAN. Isso representa uma proteção para este patrimônio histórico de nossa cidade. Atualmente, o Palacete já é tombado em nível estadual", explicou Alcemir. "Ficamos felizes em saber que o processo de tombamento está na sua fase final, e com isso esperamos ter o primeiro imóvel reconhecido pelo seu valor histórico e arquitetônico em nível nacional", finalizou o secretário de Cultura e Turismo da Prefeitura.

 

*com informações da Prefeitura de Pindamonhangaba.