Plantas comestíveis não convencionais e "Cozinha para Machos" são atrações da 3ª edição do Redenção Sabor e Arte


A terceira edição do festival -cultural Redenção Sabor e Arte, evento de gastronomia tipicamente caipira, nos próximos dias 7 e 8 de abril, traz como atrações, duas oficinas que prometem aguçar a curiosidade do público sem deixar, segundo os organizadores, de destacar na programação as receitas tipicamente caipiras, a música, o artesanato e as atividades para as crianças.

Numa delas o professor Marcos Roberto Furlan, engenheiro agrônomo especializado no estudo das plantas medicinais, vai ensinar receitas com plantas não convencionais (PANCS); noutra falará sobre chás e outras possibilidades de uso das plantas medicinais.

Já o chef André Aquino, levará ao público o inusitado do seu “Cozinha para Machos”, projeto que, segundo ele, surgiu para estimular os homens a ir para a cozinha. Ele vai ensinar versões de receitas caipiras, mas, apesar do título, a oficina também estará aberta para as mulheres interessadas em aprender.

Resgate Cultural e Economia Criativa
O festival gastronômico-cultural, Redenção Sabor e Arte é um projeto desenvolvido pelo Instituto Cultural Santa Cruz do Paiolinho com o objetivo de incentivar o desenvolvimento sustentável por meio da economia criativa, utilizando os saberes e fazeres da comunidade para transformar a realidade local.

“Além de resgatar e preservar nosso patrimônio cultural imaterial, também queremos melhorar a realidade social do município, que tem um dos piores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Vale do Paraíba e do Estado de São Paulo”, afirma a presidente da entidade, a professora Ana Néri do Carmo de Faria.

Além das oficinas, o festival apresentará também um cardápio baseado na comida da roça, com pratos tradicionais como o afogado – comida típica do Alto Paraíba, normalmente servida coletivamente nas festas religiosas; a carne de lata – que utiliza um antigo método de conservação na banha de porco, além de torresmo, linguiça caipira, virado de feijão e a tradicional pamonha feita no caetê, entre outras delícias gastronômicas. “Teremos também o artesanato e produtos artesanais feitos com ingredientes tradicionais, como a rapadura e a taiada, por exemplo”, afirma Ana Néri.

Informações:

Ana Néri – (12) 99623-2325
João Carlos – (12) 99644-5510  | (12) 99708-9240