Projeto "ODS Cultural nas Escolas" transforma Ilhabela em palco de aprendizado sobre sustentabilidade

Iniciativa usa teatro, arte circense e tecnologia para engajar estudantes e professores nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU


Com o objetivo de engajar alunos e professores nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, o projeto itinerante "ODS Cultural nas Escolas" permanece em Ilhabela até esta sexta-feira (16). Na sequência, percorrerá cidades do Estado do Rio de Janeiro.

A iniciativa combina teatro, arte circense e tecnologia para transformar escolas em espaços de reflexão e ação sobre meio ambiente, redução de desigualdades e sustentabilidade. Com oficinas e apresentações teatrais, 6,5 mil estudantes aprenderão a criar peças sobre os ODS usando técnicas lúdicas, enquanto 450 professores participarão de palestras virtuais sobre o ensino da arte.

Realizado pelo Ministério da Cultura e pela Ecotransforma Produções Artísticas por meio da Lei de Incentivo à Cultura, o projeto ? com patrocínio da Repsol Sinopec ? usa a cultura para abordar os 17 ODS. "A arte é uma das melhores ferramentas para transformar conceitos complexos como os ODS em experiências tangíveis e inspiradoras. Ao adotar uma linguagem lúdica, o projeto possibilita que crianças e jovens se tornem protagonistas na preservação do planeta", afirma Abilio Martins, diretor da Ecotransforma.

Paradas sustentáveis

O projeto começa com uma palestra sobre os 17 ODS, utilizando vídeos e cartilhas para mostrar os impactos diários das nossas ações no planeta. Em seguida, ocorre a Oficina Ressignificar, onde os alunos transformam recicláveis em jogos, refletindo sobre o consumo consciente. Depois, eles participam de um tabuleiro humano interativo, constroem peças artísticas com tampinhas de garrafa PET e competem em circuitos de atividade física. A experiência inclui ainda realidade virtual, conectando os participantes a ecossistemas como recifes de corais. Por fim, com experimentos práticos, aprendem sobre os efeitos da erosão e do desmatamento.

Segundo Renata Avilla, gerente de Comunicação e Relações Externas da Repsol Sinopec, cada etapa visa transformar conceitos abstratos em vivências lúdicas, reforçando o papel de todos na construção de um futuro sustentável. "O conhecimento transforma, e conhecer os ODS é fundamental para a sociedade, pois eles oferecem um caminho claro para enfrentarmos os maiores desafios globais. Este ano, estamos dando um foco especial ao ODS 14, Vida na Água, promovendo a importância da conservação e do uso sustentável dos oceanos. Com esse projeto, aliado a outras iniciativas, também contribuímos com os objetivos da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável da ONU", completa.

O projeto conta com ações de democratização do acesso, como tradução simultânea em LIBRAS, audiodescrição, acessibilidade física com rampas, corrimão e piso tátil, além de instrutores preparados para crianças com diferentes demandas de aprendizado.

Cronograma

  • 13 a 16/05 - Ilhabela

  • 19 e 20/05 - Paraty

  • 21/05 - Ilha Grande

  • 22 a 26/05 - Mangaratiba

  • 27/05 a 03/06 - Rio de Janeiro

Repsol Sinopec Brasil

Presente no país desde 1997, a Repsol Sinopec (RSB) é uma das maiores produtoras de óleo e gás do Brasil. Desde 2010, é formada por uma joint venture entre o grupo espanhol Repsol (60%) e o grupo chinês Sinopec (40%), sendo uma das maiores investidoras do setor na última década. Possui atuação destacada em ativos como o campo de Sapinhoá e o Projeto Raia, considerado estratégico para a transição energética.

Ecotransforma Produções Artísticas

A Ecotransforma desenvolve projetos culturais que conectam arte, educação e sustentabilidade, impactando milhares de pessoas em todo o Brasil.